SUS oferecerá novo medicamento para câncer infantil

Medicação para neuroblastoma deve ser disponibilizada em até 180 dias. Foto: © Marcello Casal JrAgência Brasil
Compartilhe

O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer, em até 180 dias, um importante medicamento usado no tratamento de pacientes com neuroblastoma, terceiro tipo de câncer mais recorrente em crianças. A disponibilização e o prazo para oferta pelo SUS do Qarziba, nome comercial do betadinutuximabe, consta em portaria do Ministério da Saúde publicada esta semana.

 

A medicação é indicada para o tratamento de neuroblastoma de alto risco, que envolve pacientes que já tem a doença disseminada, com metástases para outros órgãos. De acordo com o médico oncologista pediátrico Lauro Gregianin, chefe do Serviço de Oncopediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o Qarziba é uma imunoterapia aplicada após as fases de cirurgia e quimioterapia ou radioterapia.

 

“O Qarziba está indicado em todos os pacientes com neuroblastoma considerados de alto risco após serem submetidos a quimioterapia chamada de indução, após terem ressecado o tumor que normalmente é intra-abdominal, aí se introduz a imunoterapia como um complemento a esse tratamento anterior”, explica.

 

Gregianin ressalta que essa medicação é amplamente usada em pacientes nos Estados Unidos e Europa e possibilita um ganho importante na sobrevida dos pacientes. “A sobrevida aumenta de mais ou menos 40% a 50 para 10% adicionais”, afirma.

 

Ainda segundo o oncologista, o Brasil registra aproximadamente 500 casos da doença anualmente. O neuroblastoma afeta principalmente crianças entre 2 e 3 anos, atingindo geralmente a glândula suprarenal, que fica acima dos rins.

 

O medicamento teve o uso autorizado pela Anvisa em 2021. No ano passado, após pedido feito pelo próprio fabricante do Qarziba, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou sua inclusão no SUS para o tratamento de neuroblastoma de alto risco.

 

Até então, famílias precisavam recorrer à Justiça para obter a medicação. De acordo com relatório da Conitec, as compras públicas feitas pelo SUS vão ajudar na redução dos preços pagos. A estimativa é que o custo total da aquisição do Qarziba, ao final de cinco anos, seja de R$ 107,8 milhões.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais