Erros de português são o principal critério de ‘corte’ em seleções de emprego

Especialista dá dicas preciosas para destacar currículo em 2025; saibas quais informações são ‘desnecessárias’. Foto: Freepik
Compartilhe

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os detalhes podem ser decisivos entre ser ou não selecionado para uma vaga de emprego. E isso começa com a elaboração do currículo, a principal ferramenta para ‘vender’ sua qualificação e experiências a uma empresa. Entre os critérios que mais eliminam candidatos estão os erros de português, apontados por 34% dos recrutadores como principal motivo para ‘descarte’, segundo pesquisa da consultoria Catho. Esse critério está acima, inclusive, da falta de experiência (25%).

 

Outros fatores que prejudicam o candidato incluem informações falsas, dados de contato desatualizados, má formatação do documento e a inclusão de informações ‘desnecessárias’, como título de eleitor, estado civil ou CPF, prática há muito ultrapassada.

 

 

 

Simplificar é o melhor caminho

 

Para Jacqueline Krosny, docente do curso técnico de recursos humanos do Centro de Ensino Técnico (Centec) e gestora de RH, optar pelo básico é o ideal para um momento em que não se pode correr risco.

 

“Ao criar um currículo, é fundamental incluir informações básicas para que os recrutadores e empregadores possam entrar em contato facilmente. Nunca se esqueça de incluir seu nome, endereço (ao menos o bairro ou o CEP), telefone, e-mail e link para o LinkedIn. Além disso, é importante definir claramente seu objetivo no currículo, ou seja, a vaga para a qual você está se candidatando. Isso ajudará os recrutadores a entenderem melhor suas habilidades e experiências”, orienta.

 

A especialista destaca que outro ponto crucial é listar suas formações acadêmicas e experiência profissional de forma clara e concisa. “Para cada experiência, inclua o nome da empresa, o período trabalhado e a função exercida”.

 

Por fim, segundo a docente, é importante evitar o uso excessivo de elementos visuais ou textos genéricos, pois isso pode dificultar a leitura do currículo. “Evite também usar frases como ‘estou à disposição’ ou ‘documentação atualizada’, pois elas não adicionam valor ao currículo”, destaca.

 

 

 

Ferramentas úteis para evitar erros

 

Com os avanços tecnológicos, ferramentas gratuitas como Google Docs, Microsoft Word e Canva oferecem modelos prontos de currículos. Para minimizar erros de português, recursos como Grammarly, LanguageTool e Chat GPT podem ser aliados. Mas lembre-se, o domínio da escrita é importante para qualquer profissão. “Saber identificar e corrigir deslizes ortográficos é uma habilidade indispensável em qualquer área”, reforça a professora.

 

Jacqueline ainda destaca que a personalização é um diferencial. “Adapte seu currículo para cada vaga, destacando habilidades específicas que atendam aos requisitos. Um currículo genérico demonstra pouco interesse e pode ser descartado rapidamente.”

 

 

 

Cuidados adicionais e tendências

 

Em 2025, recrutadores estão cada vez mais atentos às chamadas soft skills (habilidades comportamentais), como comunicação, trabalho em equipe e adaptabilidade. Inserir essas competências no currículo, com exemplos concretos, pode ser um diferencial importante.

 

Além disso, manter-se atualizado sobre as demandas do mercado é essencial.

 

Formações complementares e cursos rápidos também ajudam a agregar valor ao seu perfil, principalmente em áreas que exigem conhecimentos técnicos específicos.

 

Por fim, esteja atento à simplicidade. Um currículo limpo, direto e sem exageros estéticos transmite profissionalismo e facilita a leitura, aumentando suas chances de sucesso no mercado de trabalho.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais