Operação resgata 25 pessoas em situação análoga à escravidão no Rio Madeira

Garimpo no Rio Madeira estava cooptando população local em Borba. Foto: © MPF/Divulgação
Compartilhe

Uma operação conjunta coordenada pela Polícia Federal (PF) resultou no resgate de 25 trabalhadores submetidos a condições semelhantes à escravidão, incluindo três adolescentes. Batizada de Operação Xapiri, a ação ocorreu entre os dias 10 e 14 de março, na região de Borba (AM), cerca de 200 quilômetros ao sul de Manaus.

 

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a fiscalização foi deflagrada para combater o garimpo ilegal no Rio Madeira e a atuação de organizações criminosas, coibir eventuais crimes ambientais e assegurar os direitos dos trabalhadores.

 

A PF informa que a investigação teve início após conflitos entre garimpeiros e indígenas, “o que levou a indícios de que a população local estaria sendo cooptada por facções para atuar no garimpo ilegal na região”. Instrumentos e maquinários apreendidos foram destruídos, incluindo 23 dragas e várias embarcações.

 

Além de agentes da PF e de auditores-fiscais do ministério, a operação contou com o apoio de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Polícia Ambiental Militar.

 

Agora, o MPT tentará identificar os responsáveis por submeter o grupo de trabalhadores a condições análogas à escravidão para responsabilizar os envolvidos. “Um dos principais objetivos é identificar as lideranças, os proprietários de dragas e as áreas dragáveis utilizadas na atividade ilegal para responsabilizar os envolvidos e desmantelar financeiramente a organização criminosa que se instalou na região”, informou a PF, em nota.

 

Os trabalhadores resgatados receberão seguro-desemprego e serão encaminhados para a rede de assistência social.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais