Estudo da ONU confirma que 2024 foi o ano mais quente em 175 anos

O ano passado registrou 1,5°C acima do período pré-industrial. Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil
Compartilhe

O ano de 2024 foi o mais quente registrado cientificamente em 175 anos, conforme informou nesta quarta-feira a Organização Meteorológica Mundial, instituição da Organização nas Nações Unidas.

 

As temperaturas confirmam que o ano passado foi o primeiro a registrar 1,5°C acima do período conhecido como pré-industrial.

 

O recorde de temperaturas globais que foi registrado em 2023 foi quebrado em 2024 e teve como principal causa o aumento constante das emissões de gases do efeito estufa, avaliam pesquisadores. E isso é associado a alternância entre os fenômenos La Niña e El Niño, o primeiro sendo de arrefecimento e o segundo de aquecimento.

 

Dados preliminares de um relatório da OMM estimam um aquecimento global prolongado entre 1,34°C e 1,41°C, comparando com o ano passado.

 

O relatório aponta que o agravamento de crises alimentares em 18 países ocorreu por conta dos impactos de fenômenos meteorológicos considerados extremos que foram registrados ano passado. Somado ainda com os preços altos de alimentos e conflitos.

 

Os oceanos armazenam 90% da energia que são retidas por gases com efeito estufa no sistema terrestre, com isso os mares tiveram a maior taxa de aquecimento nos últimos 65 anos em 2024. Além disso, a taxa de subida do mar duplicou entre 2015 e 2024 comparando com os anos de 1993 a 2002.

 

Mais informações estão no relatório da OMM, que se baseou em apoios científicos dos serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais, além de instituições parceiras da ONU e de centros climáticos regionais da instituição.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais