Espetáculo de dança “Ancestrais” estreia em Manaus

Obra solo de Cléia Alves percorre espaços culturais e quilombolas do Amazonas. Foto: Divulgação
Compartilhe

Manaus recebe neste mês de abril, a estreia do espetáculo de dança “Ancestrais”, idealizado, dirigido e interpretado pela professora, produtora cultural e multiartista Cléia Alves.

 

A apresentação inicial acontece no próximo dia 27/04, às 10h, no Pagode do Quilombo do Barranco de São Benedito, localizado no bairro Praça 14, e integra os festejos em homenagem a São Benedito.

 

Uma obra de resistência e afirmação cultural

 

“Ancestrais” é uma obra que nasce da necessidade de debater temas como identidade, ancestralidade e pertencimento. Segundo Cléia Alves, a criação do espetáculo parte da urgência de reagir ao avanço da intolerância religiosa, do racismo e da marginalização cultural no Brasil. “Falar sobre identidade, ancestralidade e pertencimento é um ato político no Amazonas. A minha arte é um grito de resistência”, afirma a artista.

 

Temporada do espetáculo “Ancestrais”

 

O espetáculo passará por diferentes comunidades quilombolas e instituições culturais de Manaus e do interior do estado. Com início no domingo (27/04), no Pagode do Quilombo do Barranco de São Benedito, bairro Praça 14, o espetáculo segue no dia 11/05, para a Comunidade Quilombola Sagrado Coração de Jesus Lago de Serpa, em Itacoatiara, às 10h.

 

No dia 14/05, às 9h, é a vez da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto receber o espetáculo. Seguindo para o dia 20/05, a apresentação ocorrerá na ESAT – Universidade Estadual do Amazonas, bairro Praça 14, às 16h. E finalizando o circuito em Manaus, nos dias 29 e 30/05 no Teatro da Instalação, às 19h.

 

As apresentações no Teatro da Instalação contarão com ingressos gratuitos e terá uma roda de conversa com o público. O espetáculo conta ainda com o apoio da Associação de Crioulas do Quilombo do Barranco de São Benedito, Comunidade Quilombola Sagrado Coração de Jesus Lago de Serpa, ESAT-UEA e Escola Cacilda Braule Pinto.

 

Mais do que uma obra de dança, “Ancestrais” é um manifesto. Um convite à reflexão sobre o passado, o presente e o futuro das comunidades negras e indígenas da Amazônia e sobre a potência da arte como instrumento de transformação social.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais