INDT e Educacional lançam programa de Robótica Educacional para mais de 4 mil alunos da educação básica na Amazônia

Foto: © Rovena Rosa/Agência Brasil
Compartilhe

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e o Educacional Ecossistema de Tecnologia e Inovação, unidade de negócios da Positivo Tecnologia, lançam no próximo dia 15, às 9h, na sede do INDT, o programa “Robótica Educacional e Educação Tecnológica na Amazônia”.

Sem fins lucrativos, a iniciativa beneficiará mais de 130 escolas e 4 mil crianças e adolescentes da educação infantil ao ensino fundamental em diversas regiões do estado.

Utilizando kits educacionais de robótica, o projeto tem como objetivo fortalecer o aprendizado e estimular o interesse dos estudantes nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (STEAM). Além disso, busca desenvolver habilidades essenciais como raciocínio lógico, resolução de problemas, criatividade e trabalho em equipe.

O programa disponibilizará um conjunto de produtos e formação com uma abordagem pedagógica estruturada, com planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo objetivos claros de aprendizagem.

 

Transformação educacional e impacto social

O programa visa democratizar o acesso à tecnologia educacional para estudantes de comunidades urbanas, ribeirinhas, rurais e indígenas, respeitando suas realidades locais. Entre os principais objetivos estão:

· Incorporar a robótica educacional ao currículo escolar, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente;

· Garantir equidade no acesso à educação tecnológica, ampliando oportunidades para alunos em diferentes contextos socioeconômicos;

· Formar e capacitar educadores, promovendo o uso eficaz da tecnologia na prática pedagógica.

 

Além da entrega dos kits educacionais, a iniciativa prevê um programa estruturado de formação continuada para professores, assegurando a correta aplicação dos recursos tecnológicos no ambiente escolar.

“Ao incentivar o uso da tecnologia como ferramenta de transformação social, o projeto contribui para uma educação mais inclusiva, conectada às demandas das comunidades escolares e alinhada às diretrizes educacionais contemporâneas”, destaca Martin Oyanguren, vice-presidente na Positivo Tecnologia e CEO do Educacional.

A diretora de Inovação do INDT e responsável pelo INDT Educacional, Luana Lobão, reforça o impacto positivo da iniciativa: “Nosso objetivo é transformar a realidade local por meio da educação, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizado conectada ao mundo contemporâneo, sem perder a valorização da cultura e do conhecimento prévio de cada estudante. O uso da LEGO®️ Education dentro das escolas potencializa habilidades como pensamento crítico, criatividade e solução de problemas reais, tornando os alunos protagonistas do próprio aprendizado e contribuindo para o desenvolvimento de suas comunidades.”

 

Parcerias para impulsionar o programa

Para ampliar o alcance e o impacto da iniciativa, o projeto busca empresas parceiras que compartilhem o compromisso com o desenvolvimento da Amazônia por meio de ações voltadas para educação e cidadania. A previsão é que a implementação do projeto ocorra em agosto deste ano, nos municípios que aderirem à proposta.

 

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais