O estudante que está em casa, curtindo o feriadão, pode aproveitar para entrar com o pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. O prazo vai até a próxima sexta-feira, dia 25, e o pedido pode ser feito somente na página do participante. É só entrar com o login e senha do gov.br.
Os candidatos que tiveram a gratuidade na inscrição no ano passado, mas não foram a um ou aos dois dias de prova e ainda querem ter direito a isenção na edição deste ano, precisam justificar a ausência. Terão para isso também até o dia 25.
Tem direito à isenção da taxa o estudante matriculado no 3º ano do ensino médio em escola pública este ano, aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, quem tem renda mensal igual ou menor que um salário mínimo e meio – o que dá R$ 2.277 -, quem participa do programa Pé de Meia e o estudante com registro ativo no CadÚnico.
Entre os documentos que precisam ser apresentados estão a declaração escolar e o comprovante de renda, mas a lista completa pode ser conferida na página do Inep, a instituição responsável pelo exame.
Dia 12 de maio sai o resultado e abre prazo para recurso para quem não conseguiu. Só depois dessa etapa é que as inscrições serão abertas. As datas ainda serão divulgadas.
O endereço para pedir a isenção é o enem.inep.gov.br/participante.