No dia 9 de maio, sexta-feira, às 8h30, será realizada a oficina “Metodologias e Pesquisas com Meninas e Mulheres em Situação de Rua”, como parte da programação do II Seminário Amazônico Interdisciplinar em Ciências Sociais. A atividade acontece na sala 3 da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com inscrições gratuitas pelo site even3.com.br/ii-saics.
Conduzida pelos doutores em antropologia Jefferson Pinho e Juliana Farias, e pela graduada em ciências sociais Luana Uchoa, a oficina propõe um espaço de troca de experiências e construção coletiva de abordagens de pesquisa comprometidas com a dignidade humana, os direitos humanos e a interseccionalidade. O objetivo é debater as múltiplas formas de violência vividas por meninas e mulheres em situação de rua, bem como pensar caminhos éticos e metodológicos para pesquisas e ações com esses grupos.
Esta atividade integra a Ação de Apoio à Cooperação Acadêmica – Políticas sobre Drogas (PROCAD), por meio do projeto “Impactos do Mercado Ilícito e das Políticas sobre Drogas (SP, RJ, ES, AM)”, iniciativa interinstitucional que estuda os efeitos sociais das políticas de drogas em diferentes regiões do Brasil.
A programação compõe o II Seminário Amazônico Interdisciplinar em Ciências Sociais, que tem como tema central “Ciências Sociais e Mobilizações na Amazônia”. O evento reúne mesas-redondas, palestras, minicursos e atividades culturais, com o objetivo de discutir e refletir sobre a diversidade de atividades de pesquisa na região. É voltado a graduados, graduandos, mestres, doutorandos e mestrandos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre os contextos amazônicos, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e crítica.
Serviço
O quê: Oficina “Metodologias e Pesquisas com Meninas e Mulheres em Situação de Rua”
Quando: 9 de maio de 2025, às 8h
Onde: Sala 3 – Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Setor Norte.
Inscrições gratuitas: https://www.even3.com.br/ii-saics/
Evento: II Seminário Amazônico Interdisciplinar em Ciências Sociais
Público-alvo: Estudantes, pesquisadores(as), profissionais da área social, direitos humanos e público interessado