A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) está com inscrições abertas a partir desta terça-feira (30 de julho) para a seleção de mentores de jornalistas que receberão apoio financeiro na produção de reportagens investigativas na Amazônia Legal. As inscrições ocorrem de 30 de julho a 16 de agosto de 2024.
Para a mentoria, serão selecionados três jornalistas com, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada.
Os aprovados vão atuar diretamente no apoio e orientação das reportagens produzidas neste ano por meio do projeto Defensores Ambientais.
O trabalho envolve:
Prestar apoio e orientações aos três jornalistas ambientais que receberão apoio financeiro da Abraji para investigar assuntos ligados à Amazônia Legal e a defensores ambientais até janeiro de 2025, quando devem ser publicadas as reportagens;
Ter disponibilidade para tirar dúvidas rápidas por mensagens e indicar soluções para aos jornalistas mentorados durante a produção da reportagem;
O compromisso assumido pelo jornalista selecionado neste regulamento se encerra quando as reportagens estiverem publicadas, no prazo máximo de 31 de janeiro de 2025.
O mentor não será o editor das reportagens. O trabalho de mentoria será de 10 horas até janeiro de 2025, quando as reportagens serão publicadas, e tem remuneração de R$ 5 mil em todo o período. Inscreva-se aqui.
Na seleção, uma comissão da Abraji vai considerar critérios de gênero, etnia, raça e região, com preferência para pessoas com experiência comprovada em conteúdos jornalísticos de pautas ambientais, além de avaliação curricular.
O projeto Defensores Ambientais é uma iniciativa da Agence Française de Développement (AFD), coordenado pela Transparência Internacional Brasil, com participação da Abraji, Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto Centro de Vida (ICV) e Instituto Ethos.
ACESSE O EDITAL COM O REGULAMENTO NO SITE DA ABRAJI
Período de inscrição: 30 de julho a 16 de agosto de 2024, neste formulário
Resultado: 3 de setembro de 2024, no site da Abraji
Leia neste link o texto sobre a seleção de jornalistas para escrever reportagens sobre a Amazônia Legal.