Abril Indígena: Exibição de filmes traz debate sobre a história de luta e de resistência dos povos originários

Programação do Cine São Luiz começa neste fim de semana. Foto: © Leo Fontes/UNIVERSO PRODUÇÃO/ DIVULGAÇÃO
Compartilhe

O tradicional cinema de rua em Recife, o Cine São Luiz – que tem mais de 70 anos de história – abre neste final de semana uma programação especial do Abril Indígena. Durante todo o mês, serão exibidas produções que exploram as questões dos povos originários.

 

Além de promover o reconhecimento e a valorização da diversidade, a iniciativa quer oferecer ao público narrativas que refletem a luta, a resistência e os protagonistas das comunidades indígenas. A programação deste fim de semana exibe filmes realizados por cineastas indígenas e não-indígenas.

 

A abertura será no sábado, dia 5, com o filme “A Flecha e a Farda”, de Miguel Antunes Ramos, que se volta para o período da ditadura militar. Ao investigar as imagens feitas há mais de 50 anos, o filme resgata também alguns relatos dos 80 indígenas que marcharam, fardados, para a cúpula do regime.

 

Outra produção do sábado é “Rama Pankararu”, de Pedro Sodré, que conta a história de uma jovem agente da saúde arrecadando fundos para a reconstruir a escola de uma aldeia, destruída durante um incêndio criminoso. Um desafio para a proteção do território indígena em Pernambuco.

 

No domingo, o dia começa com a tradicional faixa infantil do Cinema São Luiz, às onze da manhã, recebendo os curtas-metragens do projeto “Vídeo nas Aldeias”, de formação de cineastas indígenas. Depois, os dois longas metragens serão reexibidos.

 

Para que estiver em Recife, esse é só o primeiro final de semana da programação cinematográfica que marca o mês de abril.

 

Agência Brasil

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais