Anatel abre canal no WhatsApp para receber reclamações de consumidores

Objetivo é melhorar suporte e simplificar processo de registro. FOTO: © Bruno Peres/Agência Brasil
Compartilhe

Consumidores que enfrentam problemas com as operadoras de telefonia passam a contar com um novo canal digital para reclamações na Anatel. A agência já está recebendo essas queixas por WhatsApp. O objetivo é melhorar o suporte aos consumidores e simplificar o processo de registro e acompanhamento de reclamações. Atualmente, os canais digitais da Anatel já concentram mais de 70% desses registros.

 

No WhatsApp vai ser possível registrar, consultar e reabrir protocolos. Futuramente, também será possível fazer consulta de informações pelo novo canal.

 

A superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, Cristiana Camarate, explica que, para usar o serviço, é preciso que o consumidor seja cadastrado no site da Anatel ou pelo call center:

 

“O cadastro pode ser realizado no nosso site, pelo aplicativo Anatel Consumidor ou pelo call center 1331. Depois que o consumidor fez o cadastro e o registro, a queixa é automaticamente encaminhada e o processo de resolução é iniciado”.

 

A jornalista Míriam Silva teve várias experiências ruins nos atendimentos das operadoras de telefonia celular. Para ela, um dos grandes problemas desses serviços são os atendimentos robotizados. Segundo Míriam, mesmo quando é possível falar com um atendente humano, eles também agem como robôs.

 

Para acessar o novo canal da Anatel, basta adicionar o número 0800 61 0 1331 no WhatsApp e iniciar a conversa. Os outros canais de atendimento disponíveis – aplicativo Anatel, portal Anatel e call center – continuam funcionando normalmente para receber denúncias, sugestões e outras manifestações.

 

Segundo dados da agência, em 2025, foram recebidas mais de 400 mil reclamações contra as operadoras. Ao todo, 92% dos casos foram resolvidos, com uma média de oito dias.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais