Antecipar as compras para às ceias de Natal e Ano Novo reduz gastos

Para economizar escolha ingredientes mais em conta e frutas da época. Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil
Compartilhe

Com alta de quase 20% nos preços dos alimentos neste ano, o consumidor vai ter que pensar duas vezes antes de escolher os itens que serão usados nas ceias de Natal e Ano Novo, o que vai ajudar a economizar, evitar exageros, e principalmente o desperdício de comida.

 

Para o economista Ciro de Avelar, o ideal é definir o número de pessoas que vai estar na ceia, fazer uma lista e antecipar as compras, principalmente de produtos típicos, como aves, bacalhau, e frutas secas e in natura desta época do ano. Outra recomendação do economista é para o consumidor fazer as compras à vista. E, se possível, até negociar o preço com o produtor ou fornecedor. Ele defende que alimento não se compra parcelado em cartão de crédito, já que é um produto de consumo imediato.

 

Ainda no caminho para economizar nas ceias das festas de fim de ano, o chef Luiz de França, professor de cozinha da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, em Fortaleza, diz que o ideal é apostar na criatividade e usar ingredientes regionais. O tradicional peru, segundo ele, pode ser perfeitamente substituído por frango. Ele também sugere que a carne vermelha pode ser um lagarto. E, para deixar a mesa bem apresentada, a decoração deve ser colorida.

 

A empresária Sônia Almeida acredita que é necessário, além pesquisar preços mais baratos, pedir uma contribuição dos convidados para a ceia. Cada um leva um item do cardápio e a bebida que vai consumir, assim todos participam da festa.

 

Por fim, uma dica que já faz parte da cultura brasileira: usar sobras da ceia para fazer refeições e lanches.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais