Manaus será um dos primeiros municípios do Brasil a passar por um ‘retrofit’ habitacional. O antigo imóvel da Receita Federal, localizado na Rua Marechal Deodoro, no centro de Manaus, será reformado.
Os 75 apartamentos vão beneficiar famílias com renda mensal de até R$ 2.850. O investimento é de R$ 17,8 milhões, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Trata-se de uma parceria entre os programas habitacionais Minha Casa, Minha Vida e Amazonas Meu Lar.
O projeto conta com 18 andares. Destes, 15 serão residenciais, com cinco unidades habitacionais em cada. O andar térreo terá 3 lojas comerciais, juntamente com uma biblioteca e área de conveniência. Já o 16º andar terá playground, área de lazer, academia e um espaço multiuso para os moradores.
Retrofit – Em agosto de 2024, o Ministério das Cidades anunciou a primeira contratação para o retrofit do Residencial Antônio Júnior, no centro histórico de João Pessoa (PB). O retrofit é um modelo para a recuperação de prédios públicos antigos e inutilizados para transformá-los em moradia. O prédio, que já abrigou o antigo IPASE, será reabilitado para oferecer 50 novas moradias.