Arcebispo de Manaus está entre os brasileiros que vão participar do Conclave

Dom Leonardo Steiner também falou sobre o legado do papa Francisco. Foto: Reprodução Arquidiocese de Manaus
Compartilhe

A morte do Papa Francisco, nesta segunda-feira (21/04), colocou em pauta o legado do seu pontificado para a Igreja Católica e quais os próximos passos para a nomeação do seu substituto.

 

Dom Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus, desde 2019, e o primeiro Cardeal da Amazônia nomeado pelo papa Francisco em 2022, vai participar da eleição do novo líder da Igreja Católica.

 

Ele falou sobre as próximas tomadas de decisões para o Conclave que vai eleger o novo Papa, incluindo a preparatória desta terça-feira.

 

Dom Leonardo Steiner também falou sobre o legado do papa Francisco. Foto: © Pedro França/Agência Senado

 

“Amanhã começam as reuniões dos cardeais. Naturalmente, amanhã às 9 horas de Roma, devem participar os Cardeais que estão em Roma. Participam também os que não votam, os que estão acima de 80 anos. E ali se dialoga, se conversa nesse nessas primeiras sessões de reunião, e se fazem os encaminhamentos depois da morte do Santo Padre e depois só virão as outras sessões, já com a presença de todos e ali se dialoga, se conversa.”

 

Dom Leonardo é um dos 7 cardeais brasileiros com menos de 80 anos, aptos a votar na escolha do próximo Sumo Pontífice, em um processo que deve começar em até 20 dias, depois  do falecimento de Francisco. O Cardeal reflete sobre a importância de continuidade e ao mesmo tempo da identidade própria que vem em cada novo papado.

 

“Papa Francisco será recordado como um grande papa como um dos grandes papas que tivemos, nos últimos tempos. + (04:44) É claro, cada papa tem a sua o seu temperamento, cada papa tem a sua personalidade, cada um tem a sua marca e cada um dentro do seu jeito deixa também as suas marcas e a sua grande contribuição para a igreja.”

 

Em 12 anos de pontificado, o papa Francisco realizou gestos que traduzem e reforçam suas mensagens para a Igreja Católica, como importante instituição para as causas sociais, políticas e ambientais ao redor do planeta. Diante das questões bélicas entre nações ou em guerras civis (muitas delas motivadas por questões religiosas), o Arcebispo de Manaus lembra que Francisco dizia que, na verdade, as diversas religiões poderiam se unir para ser a solução desses conflitos.

 

“Mas também, papa Francisco foi um homem de diálogo, diálogo com todas as religiões, sempre muito aberto, sempre ouvindo muito, mas sempre, de novo, insistindo que a religião é importante para a paz, para a fraternidade, mostrando que todas as religiões podem dar a sua contribuição quanto a questão da paz e a fraternidade universal.”

 

O legado do papa Francisco inclui também várias mudanças internas dentro da instituição religiosa. Dom Leonardo, cita uma delas.

 

“E, internamente, na igreja também, papa Francisco deixou um grande legado. A participação das mulheres na vida da igreja. Hoje nós temos a frente de Castério para vida consagrada uma religiosa, uma mulher. Nós temos no Governatorato da cidade de Santa Sé, temos uma mulher e essa percepção de que todos fazem parte da igreja e que cada um, cada uma pode dar a sua contribuição.”

 

Pelas regras da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar durante o Conclave. Em todo o mundo, de acordo com o Vaticano, são 135, o número de Cardeais que compõem este grupo apto à votação que elegerá o próximo papa.

 

Funeral do papa Francisco será realizado sábado

 

O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano anunciou os detalhes das exéquias do papa Francisco. A cerimônia segue as indicações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que rege os ritos funerários do Pontífice Romano.

 

Nesta quarta-feira (23), o corpo será trasladado à Basílica de São Pedro. A Missa das Exéquias será celebrada no sábado (26), seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior

 

Agência Brasil

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais