A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), intensifica as ações de arborização da capital, com o plantio de 500 novas mudas, em uma extensão de 4,8 quilômetros da avenida Max Teixeira, no trecho entre a avenida Torquato Tapajós e o Terminal de Integração 3, do bairro Cidade Nova, zona Norte. A ação iniciou, na manhã desta sexta-feira, 24/1.
As mudas definidas para o canteiro central da avenida Max Teixeira são predominantemente de oiti, que oferece excelente sombreamento na fase adulta e pata-de-vaca, cuja floração é a maior característica. A ação de arborização faz parte da meta histórica estabelecida pela gestão ambiental municipal de plantio de 15 mil novas mudas em 2025, o triplo em comparação ao ano anterior. O início das atividades do plano de arborização para este ano aconteceu no dia 13 de janeiro, com a retirada de camada asfáltica e de concreto e alargamento de berços (locais para plantar), marcando o começo do plantio na avenida Constantino Nery, de 150 novas mudas.
O departamento de Arborização da Semmasclima realiza o mapeamento das áreas públicas que necessitam de arborização.
As próximas grandes avenidas a receberem arborização pela Prefeitura de Manaus são Santos Dumont, Torquato Tapajós e avenida Tarumã, todas na zona Norte da cidade. No total, está previsto o plantio de 500 mudas nestas vias.