Belém tem menor índice de consumo diário de frutas do país

Apenas 18,1% da população adulta inclui esses alimentos no cardápio. Foto: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Compartilhe

Frutas trazem inúmeros benefícios à saúde. A ingestão desses alimentos fornece vitaminas, fibras e outras substâncias capazes de combater doenças, aumentam a longevidade e regulam o funcionamento do organismo. Hortaliças também são importantes fontes de sais minerais e antioxidantes.

 

Dados de uma pesquisa do Ministério da Saúde de 2023 mostram que Belém tem o pior índice de ingestão regular de frutas e legumes no país. A estudante de nutrição Ursula Marques destaca que este baixo consumo tem a ver principalmente com a questão de preço e insegurança alimentar.

 

“Esses dois aspectos têm relação justamente porque as frutas e hortaliças têm um valor mais alto comparado a outros alimentos, alimentos industrializados, alimentos ultraprocessados. Então, muitas das vezes, dependendo da quantidade de pessoas que existem numa família, fica mais inacessível de consumir as frutas, as verduras, as hortaliças de forma mais frequente. E eles adaptam para alimentos industrializados, alimentos prontos, que são mais fáceis, são mais baratos de serem consumidos.”

 

Este baixo consumo de frutas e legumes interfere diretamente na saúde dos indivíduos e está associado ao aumento de doenças cardiovasculares, infarto e AVC. De acordo com o levantamento, apenas 18,1% da população adulta come estes alimentos na capital paraense. Ursula Marques fala sobre alguns dos benefícios das frutas e hortaliças para o bom funcionamento do corpo.

 

“São fontes de micronutrientes, de vitaminas e minerais. As vitaminas, as frutas, são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, nosso bem-estar, da onde a consegue adquirir vitaminas essenciais do complexo B, vitaminas do complexo A, idossolúveis, lipossolúveis, sulfeto de carboidrato que fornece energia de proteína para a regeneração muscular, entre outras.”

 

Dietas ricas em frutas e vegetais estão atreladas a um menor risco de morte prematura e protegem o organismo contra doenças crônicas não transmissíveis, como problemas no coração e câncer.

 

Agência Brasil

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais