Um fragmento florestal em meio a área urbana de Manaus, o Bosque da Ciência permite às pessoas vivências de contato e imersão na natureza.
Localizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o parque verde urbano está aberto para sociedade e em abril completará 30 anos de funcionamento.
Em três décadas, o espaço já recebeu mais de 2 milhões de visitantes.
Uma programação especial de 02 a 06 de abril marcará o início das comemorações de aniversário do Bosque da Ciência, que tem como slogan Educador por Natureza. Setores, projetos, laboratórios, grupos de pesquisa e parceiros estão preparando exposições, jogos, palestras, oficinas de pintura, além visitas guiadas e monitoradas. As atividades serão abertas ao público e gratuitas.
Para o diretor do Inpa, o professor Henrique Pereira, o Bosque da Ciência é um espaço que vem também se perpetuando como um importante ponto turístico de Manaus e um dos poucos que atua amplamente com a educação científica, popularização da ciência e educação ambiental, além de ser um importante fornecedor de serviços ecossistêmicos, como estabilidade climática e biodiversidade.
“O Bosque da Ciência é um dos poucos lugares em que o visitante poderá experimentar um microclima agradável, no espaço urbano. Esse contato direto com elementos da natureza é revigorante e de um grande benefício para a saúde e bem-estar da população. Manaus ainda precisa de mais áreas verdes e o nosso Bosque é um modelo a ser valorizado e seguido”, pontua.
Atualmente, o Bosque recebe cerca de 120 mil visitantes por ano, com público de escolas, moradores, visitantes nacionais e estrangeiros. O parque funciona de terça a domingo (segunda é fechado para manutenção), e a entrada é gratuita para todos. Basta agendar pelo site – https://www.gov.br/inpa/pt-br/sites/bosque-da-ciencia/visitacao-agendamento.
INPA