Brasil avança pouco rumo à meta de saneamento para 2033

Mais de 32 milhões ainda vivem sem acesso à água potável. FOTO: © Arquivo/Fernando Frazão/Agência Brasil
Compartilhe

A meta de universalizar o acesso à água e ao esgoto no Brasil até 2033, prevista no novo marco legal do saneamento, ainda enfrenta grandes obstáculos. O alerta foi feito por especialistas durante debate promovido pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (10).

 

Segundo André Machado, do Instituto Trata Brasil, apesar do aumento dos investimentos, o país praticamente não avançou nos últimos cinco anos em indicadores como abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto.

 

De acordo com a entidade, o investimento atual em saneamento básico é de R$ 144 por pessoa ao ano — valor considerado insuficiente. Para alcançar a meta estabelecida pelo governo federal, o ideal seria investir R$ 231 por pessoa anualmente.

 

O deputado Pedro Campos (PSB-PE) destacou que o ritmo lento de avanço é agravado pelas desigualdades regionais, sobretudo no Norte e no Nordeste, onde o déficit de atendimento é mais severo.

 

Já o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani, afirmou que a fixação da meta para 2033 é uma forma de pressionar governos e empresas a buscarem soluções. Ele reconheceu, no entanto, que o país ficou cerca de sete anos com investimentos em queda, entre 2015 e 2022.

 

“Evidentemente que há um déficit de de investimentos. Então é necessário cada vez mais crescer esse investimento”, disse.

 

Segundo o Instituto Trata Brasil, atualmente mais de 32 milhões de brasileiros vivem sem acesso à água potável, cerca de 90 milhões não têm coleta de esgoto e apenas 52,2% do esgoto gerado no país é tratado.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais