Carnaval 2025: MPAM realizará ação de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no Sambódromo

Equipe de servidores atuará durante os desfiles das escolas de samba, distribuindo folhetos e compartilhando orientações. Foto: © Tânia Rêgo/Agência Brasil
Compartilhe

Em apoio à mobilização nacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude (CAO-IJ), realizará ações no Sambódromo de Manaus, entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março. A ação integra a campanha nacional “Pule, Brinque e Cuide! Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”.

 

O trabalho, coordenado pela promotora de Justiça Romina Carmen Brito de Carvalho, titular do CAO-IJ, contará com servidores do MP em atuação direta durante a folia no Sambódromo de Manaus: 27 de fevereiro, das 20h à 0h; 28 de fevereiro, das 19h30 à 0h; e 1º de março a partir das 19h até as 2h do dia 2.

 

As atividades incluem a orientação e fiscalização para garantir o cumprimento da Portaria nº 003-2023-GJ-JIJI, que estabelece diretrizes para a proteção dos direitos da população infantojuvenil. Além disso, serão promovidas ações de apoio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com os devidos encaminhamentos e a conscientização sobre a importância das medidas protetivas.

 

“Com informação, fiscalização e o compromisso de todos, podemos prevenir violações e garantir a proteção integral a crianças e adolescentes durante o Carnaval e ao longo de todo o ano”, destacou a promotora de Justiça Romina de Carvalho.

 

Sobre a campanha

 

A campanha “Pule, Brinque e Cuide!” tem como foco principal o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, especialmente a exploração sexual, além do combate ao trabalho infantil. A iniciativa também alerta para a venda e o consumo de álcool por crianças, a necessidade de identificação rápida em casos de desaparecimento e o incentivo à vacinação para um Carnaval mais seguro.

 

A mobilização é promovida pelo Comitê Nacional Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, entidade ligada ao Governo Federal, com o apoio da Comissão Permanente da Infância e Juventude (Copeij) do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais