Chega aos cinemas documentário que homenageia Noel Rosa

"Noel Rosa - Um Espírito Circulante" tem direção de Joana Nin. Foto: © Sambaquicultural/Divulgação
Compartilhe

Autor de clássicos da música brasileira, como Com que roupa? e Conversa de Botequim, o cantor e compositor Noel Rosa ganha uma homenagem da sétima arte. O longa Noel Rosa – Um Espírito Circulante acaba de chegar aos cinemas e fala sobre o impacto do artista na história do samba, a partir do bairro de Vila Isabel, considerado berço de Noel, e do espírito de boemia que se mantém vivo nas ruas do Rio de Janeiro. Entre os nomes presentes na obra estão Dori Caymmi, Moacyr Luz e Mart’nália.

 

A diretora do documentário, Joana Nin, explica que a ideia do filme surgiu da percepção do grande desconhecimento das músicas de Noel no bairro de Vila Isabel. E acrescenta que o filme não é um relato da vida do artista, e sim um eco de sua trajetória.

 

“O que a obra retrata não é exatamente a história do Noel. A gente não optou por fazer um filme biografia, já existe uma ficção biografia sobre a história do Noel, mas não existe documentário. E a proposta deste filme não é a história do Noel, a família, o que aconteceu na vida dele, não é isso. A ideia era pegar as músicas do Noel, o eco do Noel, o que restou dele na Vila Isabel, e trabalhar um pouco sobre como ele existe ainda na Vila Isabel”.

 

NOEL – TRAILER OFICIAL

 

O longa levou cinco anos para ser produzido e chegou a ter as gravações interrompidas durante a pandemia. E entra agora nas salas de cinema com grande expectativa.

 

“Eu estou muito curiosa de como o filme vai ser recebido pelo público. Porque uma das coisas mais frustrantes que existem no cinema é você ficar anos fazendo um filme e depois não conseguir exibir ele, ele não chegar no público. Então esse momento onde a gente consegue confirmar uma estreia do filme em salas de cinema, onde a gente consegue fazer com que o público realmente tenha acesso a essa obra, é um momento muito feliz, muito gratificante. Eu estou muito curiosa para saber como o público vai receber”.

 

O filme incluiu uma playlist comentada pelo pesquisador Henrique Cazes e tem produção musical de Fábio Nin. A exibição acontece em cinemas de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Niterói. A lista completa pode ser consultada no instagram da Boulevard Filmes.

 

Noel Rosa morreu aos 26 anos, em 1937, e deixou um legado de quase 250 músicas.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais