Confira a agenda cultural da Semana da República

FOTO: Arquivo e Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Compartilhe

Na semana em que se comemora a Proclamação da República, uma programação cultural extensa e para todos os gostos ocupará o Teatro Amazonas e o Cineteatro Guarany.

Entre as atrações, destacam-se: mostra de filmes, pré-lançamento do álbum musical de uma cantora amazonense, espetáculo com participação da Orquestra de Violões juntamente com o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, e um concerto musical com a renomada Amazonas Filarmônica que faz uma fusão de estreias mundiais e obras de grandes compositores.

 

Mostra de filmes

 

Seguindo a programação da quinta edição da Mostra Manaus Filme Fantástico, o palco do Cineteatro Guarany exibe nesta semana curtas e longas-metragens como parte da programação da quinta edição da Mostra.

 

De segunda a quinta-feira (11/11 a 14/11), das 14 às 17h, serão exibidos os filmes: “Mar de Lama”, com direção de Felipe de Brêtas e Marcelo Caldas. “O Grande Espanto de Dorothy Boom”, com direção de Alberto Camarero e Alberto de Oliveira; “Pitágoras de Samos”, com direção de Andersen Viana; “Dublê de Namorado”, com direção Christopher Faust; “Nada”, com direção de Adriano Guimarães; “Cerne”, com direção de Rafaê; “Se Não me Engano Marcio Souza, Arte & Literatura Amazonense”, com direção de Sergio Vieira Cardoso; “O Poema”, por Regina Melo.

 

Os filmes oferecem uma janela vibrante para o cinema alternativo, com obras de diversos gêneros. O evento iniciou no dia 29 de outubro, e segue com sua programação até 14 de novembro, com entrada gratuita. A programação completa está disponível no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), e o público é incentivado a verificar a classificação indicativa dos filmes antes de cada sessão.

 

Pré-lançamento de álbum

 

Na noite desta Terça-feira (12/11), às 20h, o Teatro Amazonas será palco do pré-lançamento do álbum da cantora amazonense Eliana Printes e banda, com o show “No Coração da Estrela”, com direção musical de Adonay Pereira. Eliana Printes, empresta o título de seu álbum, que em breve estará em todas as plataformas de streaming, ao show. O espetáculo é pautado pela beleza de suas canções sem perder o vigor e a conexão com o momento atual e com a necessidade de união entre mulheres, homens e a natureza numa convivência pacífica.

 

 

O “coração da estrela” seria este lugar de harmonia, paz e segurança que todas e todos precisamos. Será um show movido pela saudade, pela emoção e pela alegria do reencontro. No roteiro, as canções que marcaram a trajetória da artista amazonense e se destacaram nas rádios do Brasil, as mais ouvidas nas plataformas de streaming e as canções do novo álbum. Os ingressos com classificação etária livre estão à venda em www.shopingressos.com.br e na bilheteria do Teatro Amazonas.

 

Oficina PNC

 

Nesta terça-feira (12/11), das 17h às 20h, O Centro Cultural dos Povos da Amazônia sediará a abertura da Oficina Territorial do Plano Nacional de Cultura no Amazonas (Pnc), compondo a sequência de uma série de oficinas presenciais que o Ministério da Cultura (MinC) vai realizar em todas as capitais do país. Na quarta-feira (13/11), de 9h às 17h, acontece também no (CCPA) a oficina de construção do novo plano. O objetivo é a colaboração para a elaboração de um texto-base do novo plano, que já passou por várias etapas de construção e tem como ponto de partida as contribuições da 4ª Conferência Nacional de Cultura. O evento é livre.

 

The Jazz

 

A consagrada Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) juntamente com o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, apresenta nesta quarta-feira (13/11), no palco do Teatro Amazonas, o espetáculo “The Jazz”. Sob regência do maestro Davi Nunes, a apresentação contará com os alunos dos Cursos: Livre de Jazz (infantil), Formação em Dança 1, Dança 2 e Dança 3, além das instrutoras e idealizadoras do espetáculo Layane Conde e Rebeca Santanna.

 

 

O espetáculo musical e dançante inicia às 20h e irá levar coreografias que narram uma breve história da Dança Jazz, fazendo uma releitura da origem e contexto em que surgiu e se desenvolveu, dando visibilidade aos trabalhos artísticos da instituição para a cidade de Manaus, trazendo um diferencial de trabalho artístico e dando oportunidade aos alunos de vivenciarem os palcos através da dança. O evento tem classificação livre e entrada franca.

 

Concerto musical

 

Nesta quinta-feira (14/11), às 20h, o Teatro Amazonas recebe a prestigiada Amazonas Filarmônica para a apresentação do concerto “Jungle • Cinzas • Shostakovich #15”. Sob a regência do maestro Marcelo de Jesus, o programa inclui uma fusão de estreias mundiais e obras de grandes compositores.

 

O concerto terá início com a sinfonia-balé para percussão e orquestra “Terceiro Movimento: Jungle”, de Hilo Carriel, uma estreia mundial que promete encantar o público com sua energia e inovação. Na sequência, será apresentada a obra “Cinzas” (2024), de Lindalva Cruz, também em sua estreia mundial, com a Coletânea 1 para piano e orquestra, sob a condução dos maestros Oswaldo Carvalho e Bernardo Scarambone.

 

A noite se encerra com a “Sinfonia nº 15” de Dmitri Shostakovich, uma obra que reflete a profundidade emocional do compositor russo. Os ingressos com classificação etária de 10 anos estão à venda em www.shopingressos.com.br e na bilheteria do Teatro Amazonas. Plateia e frisas R$10 e demais lugares com entrada franca.

 

Nesta sexta-feira (15/11), o Teatro Amazonas recebe o espetáculo “Os Quatro Elementos”, da Associação Belas Artes do Amazonas (BelaArte). A apresentação acontece em duas sessões, sendo uma às 17h e outra às 20h. O enredo retrata a natureza que é muito mais do que apenas belas paisagens – ela tem o poder de fazer vibrar a nossa alma, não só pela beleza, mas pela energia e pela sua importância em nossa existência. de acordo com o enredo. Os ingressos com classificação livre estão à venda em www.shopingressos.com.br e na bilheteria do Teatro Amazonas.

 

Endereços:

 

Teatro Amazonas – Largo de São Sebastião – Centro;

Cineteatro Guarany – Vila Ninita, Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro);

Centro Cultural dos Povos da Amazônia – Avenida Silves, 2.222 – Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa)

 

 

Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais