Corais do Nordeste sofrem novo branqueamento por calor em 2024

Projeto Coral Vivo alerta para riscos à biodiversidade e economia. Foto: © UFPE
Compartilhe

Os recifes de coral no litoral brasileiro sofreram um segundo grande episódio de branqueamento ao longo do ano passado. Esse é o alerta do balanço anual do projeto Coral Vivo, que aponta preocupações com os efeitos da forte onda de calor associada ao fenômeno El Niño.

O branqueamento acontece quando os corais perdem as microalgas que vivem no interior deles. E a área mais afetada é a região Nordeste do país. A mudança já é perceptível em cidades como Natal, no Rio Grande do Norte; Maragogi, em Alagoas; e em Salvador, na Bahia.

Um grande branqueamento foi identificado, pela primeira vez, em 2019; e as duas espécies com maior mortalidade foram o Coral-de-fogo e o Coral-vela. As mesmas que estão sofrendo mais agora. Inclusive, a Coral-vela está ameaçada de extinção e é encontrada somente aqui no Brasil.

De acordo com os pesquisadores, a morte de corais tem consequências devastadoras tanto para a biodiversidade quanto para a economia. Eles protegem as praias da erosão e dão abrigo, alimento e áreas de reprodução para milhares de espécies. Ou seja, a perda dos corais afeta diretamente a pesca, o turismo e as comunidades costeiras.

Por outro lado, a onda de calor em 2024 foi menos intensa na região Sudeste do país e no sul da Bahia, gerando baixa mortalidade de corais justamente onde há maior diversidade de recifes.

O projeto Coral Vivo, responsável pelo relatório, surgiu há quase 30 anos, no Museu Nacional, Rio de Janeiro. Os pesquisadores querem compreender os ciclos de vida dos corais, e ajudar a desenvolver estratégias de conservação e recuperação de recifes.

*Com informações da Agência Brasil

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais