Cresce 44,4% o número de estudantes com transtorno do espectro autista

De acordo com o Censo Escolar, são 920 mil alunos. © Ilustração/Simbolo Autismo
Compartilhe

O número de estudantes com transtorno do espectro autista na educação básica aumentou 44,4% entre 2023 e 2024, de acordo com o Censo Escolar do ano passado. A quantidade de estudantes passou de pouco mais de 636 mil para quase 920 mil alunos.

 

Os alunos com transtorno do espectro autista são importante parcela dos atendidos na Educação Especial, que contempla os estudantes com deficiência, altas habilidades e superdotação. Na série histórica trazida pelo Censo Escolar, o número de matriculados na educação especial aumentou 58,7%, em relação a 2020.

 

Fábio Cordeiro, autista e presidente Organização Neurodiversa pelos Direitos das Pessoas Autistas, vê o crescimento de forma positiva.

 

“O aumento de estudantes autistas nas escolas brasileiras é uma realidade que se apresenta, como os dados do último Censo nos trazem. É um aumento bastante expressivo e de extrema importância, já que no Brasil nos faltam muitos dados acerca da incidência do autismo. A escola acaba sendo um local onde eu consigo fazer esse balanço”.

 

Mas, para ele, o ambiente escolar ainda precisa ser aperfeiçoado para de fato promover a inclusão desejada.

 

“É preciso pensar de uma maneira onde a diversidade seja valorizada. Muitas escolas tem um entendimento muito rígido ainda do aprendizado, de como o aluno precisa aprender. E de que todos os alunos tem que aprender da mesma maneira e ao mesmo tempo. Eu acho que a gente precisa quebrar esse pensamento rígido”.

 

O percentual de matrículas de alunos incluídos em classes comuns de 4 a 17 anos também aumentou gradativamente, passando de 93,2%, em 2020, para 95,7%, em 2024. O ensino médio se destacou como a etapa da educação com a maior proporção de alunos incluídos em classes comuns.

 

 

Agência Brasil

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais