Desigualdades no acesso ao parto hospitalar: Na região Norte, grávidas enfrentam 133km e 5h para chegar ao hospital

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhe

Um estudo do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, reforça desigualdades no acesso ao parto hospitalar pelo SUS no Brasil. E aponta: uma em cada quatro mulheres precisou sair do município em que mora para dar à luz em uma maternidade do SUS, o Sistema Único de Saúde.

 

Os pesquisadores mapearam 6,9 milhões de partos em 2010-2011 e 2018-2019 e identificaram que a maioria das mortes maternas ou dos recém-nascidos ocorreram devido à demora no acesso ao serviço de saúde.

 

As gestantes da região Norte enfrentam as maiores distâncias e tempo de viagem para dar à luz em um hospital.

 

São cerca de 133 km e cinco horas de viagem; enquanto as gestantes da região Sul estão na outra ponta, percorrendo em média 55 km e gastando 52 minutos de suas residências até a maternidade.

 

A coordenadora do estudo, Bruna Fonseca, destaca que as diferenças regionais vão além das grandes distâncias a serem percorridas pelas parturientes. Segundo ela, fatores como a estrutura etária, taxa de fecundidade e práticas de parto hospitalar ou domiciliar também interferem na saúde das mães e dos bebês.

 

O levantamento teve a participação de pesquisadores das Universidades Federal do Rio de Janeiro e Federal Rural também do Rio e foi publicado na revista The Lancet Regional Health – Americas.

 

 

Agência Brasil

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais