Dia Internacional da Doação de Livros: Projetos sociais incentivam a prática’

O Departamento de Literatura recebe doações de livros agendando pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (92) 3637-6680. Foto: Divulgação Secretaria de economia criativa
Compartilhe

O Dia Internacional da Doação de Livros é celebrado anualmente no dia 14 de fevereiro e busca incentivar o estímulo à leitura e à doação de obras literárias e materiais didáticos.

 

O Programa Mania de Ler e o Projeto Ampliação e Atualização de Acervo, ambos realizam ações de doações de livros de literatura em geral, para pequenas bibliotecas, salas de leituras, projetos de leitura, alunos, pesquisadores e acadêmicos da capital e interior do estado.

 

Mania de Ler

 

O programa “Mania de Ler” contempla diversos projetos, incluindo a “Ampliação e Atualização de Acervo”, que promove a doação de livros para pequenas bibliotecas, salas de leitura e iniciativas de incentivo à leitura na capital e no interior. E conta ainda com a “Estação da Leitura”, que disponibiliza caixas-estantes em instituições públicas e privadas, oferecendo um acervo de livros para acesso livre das pessoas que frequentam esses locais.

 

A mais recente edição do Programa, esteve presente no encerramento do Festival de Férias com a Central de Artes e Educação, no dia 26 de janeiro, com a participação da escritora Eli Soares, a “Bruxinha Lepap” que, fez o lançamento da sua obra “A aventura do vento e do papel”, no Largo de São Sebastião.

 

Banco do Livro

 

O projeto “Banco do Livro” é uma iniciativa que tem o objetivo de receber doações espontâneas do público. Segundo a coordenadora, Oiana Couto, o Departamento de Literatura aceita livros de literatura em geral, exceto livros didáticos.

 

“O projeto Banco do Livro recebe essas doações, faz a triagem, separa o que é bom para fazer uma redoação”, conta a coordenadora do projeto, salientando que dessa forma, o Banco do Livro ajuda a alimentar o projeto “Ampliação e Atualização de Acervo” e as caixas estantes da “Estação da Leitura”.

 

Projeto social de leitura

 

 

Recentemente, a Biblioteca Pública do Amazonas recebeu uma doação de livros pelo Projeto Social de Leitura do Colégio Connexus. O evento aconteceu na manhã do dia 24 de janeiro, quando foi realizada a entrega oficial de 557 livros, 48 gibis e 1 livro-brinquedo arrecadados pelos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental 1, liderados pela professora de língua portuguesa, Fernanda Zureiq.

 

O acervo foi destinado à seção infantil da Biblioteca Pública do Amazonas ampliando as oportunidades de leitura para crianças que frequentam o espaço. Além da professora, a entrega contou com a presença da bibliotecária Lisiane Mendes, e do bibliotecário Davi Carvalho, representando a instituição beneficiada. A iniciativa arrecadou cerca de 606 livros que irão compor o acervo infantil da Biblioteca Pública do Amazonas.

 

E como funcionam as doações?

 

 

Por meio do Programa “Mania de Ler” e do Projeto “Banco do Livro”, o Departamento de Literatura recebe doações de livros de literatura e realiza repasses para pequenos projetos e salas de leitura na capital e no interior do Estado.

 

O público pode entrar em contato para fazer a doação ou solicitar livros pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (92) 3637-6680.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais