Diversidade de Insetos da Amazônia faz sucesso na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

Entre as atrações mais visitadas, a exposição Mundo dos Insetos se destacou pela variedade e peculiaridade das espécies apresentadas. Foto: Ascom MCTI
Compartilhe

A riqueza da biodiversidade amazônica foi um dos principais destaques durante a 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada em Brasília (DF). No estande do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), a diversidade de insetos do bioma amazônico foi apresentada de maneira inovadora, atraindo a atenção de visitantes, pesquisadores e autoridades presentes no evento.

 

Entre as atrações mais visitadas, a exposição Mundo dos Insetos se destacou pela variedade e peculiaridade das espécies apresentadas, como borboletas, libélulas e besouros. Segundo o pesquisador bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Inpa e coordenador do projeto, Alexandre Somavilla, milhares de pessoas passaram pelo estande diariamente e ficaram encantadas com os insetos da exposição.

 

“Muitas crianças visitaram nosso estande ao longo da semana com suas escolas, e no final de semana retornaram para trazer suas famílias, tamanha foi a empolgação com a exposição. Foi uma semana muito especial, com total participação da sociedade civil, e esperamos que o público tenha se sentido parte do processo científico, atuando como divulgadores do que aprenderam sobre o fantástico mundo dos insetos e sobre o papel do Inpa como instituição amazônica”, afirmou Somavilla.

 

Alexandre também destacou o grande interesse pelo besouro-titã (Titanus giganteus), um dos maiores besouros do mundo, encontrado na Floresta Amazônica. Com até 17 centímetros de comprimento, o besouro-titã é frequentemente considerado um símbolo da biodiversidade única e exuberante da Amazônia.

 

“As crianças também se encantaram com as histórias dos insetos aquáticos que habitam nossos igarapés, que foram contadas por meio de bichos de pelúcia, livros infantis e jogos educacionais. Além disso, tivemos a oportunidade de mostrar técnicas inovadoras de coleta de insetos, como a armadilha de interceptação do tipo Malaise em cascata, que permite a coleta em diferentes estratos da floresta amazônica”, destacou Somavilla.

 

João Pedro, estudante de 8 anos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 405 Sul, em Brasília, ficou encantado com os exemplares apresentados na exposição. “Eu aprendi sobre o besouro mais forte do mundo, o Hércules, mais conhecido como besouro-rinoceronte. Eu gostei muito”, afirmou o peqeuno.

 

De acordo com Jorge Lobato, chefe dos serviços do Bosque da Ciência, a exposição foi um sucesso. O principal objetivo do estande, que era alcançar o maior número possível de visitantes, foi plenamente atingido. “Quando se trata da Amazônia, a curiosidade é enorme. Então foi muito satisfatório ver o público tão engajado. O estande do Inpa foi um dos mais procurados e nossa exposição foi um grande sucesso”, contou.

 

Jorge também ressaltou que a imersão no universo dos insetos proporcionou uma troca rica de conhecimentos e contribuiu para a divulgação científica, ampliando a compreensão sobre a Amazônia para a região central do país. “Foi uma experiência incrível no estande institucional que o Inpa organizou durante a SNCT”, disse.

 

Além da exposição sobre insetos, o Inpa também realizou lançamentos de publicações científicas, como o livro Coleções Biológicas Científicas Brasileiras: Diagnóstico, Prioridades e Recomendações, que teve participação das pesquisadoras do Inpa Maria Aparecida e Fernanda Werneck.

 

INPA

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais