É Tudo Verdade: festival de documentários começa nesta quinta (3)

Em sua 30ª edição, mostra celebra obra do diretor Vladimir Carvalho. Foto: © É Tudo Verdade/Intagram
Compartilhe

O Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade chega à sua 30ª edição. A programação começa nesta quinta-feira (3) e segue até 13 de abril, simultaneamente, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

 

Entre longas, médias e curtas-metragens, a edição de 2025 exibirá 85 produções de 30 países. Entre os filmes internacionais estão produções do Quênia, de Cuba, da Irlanda, do Paraguai, do Afeganistão e da Armênia.

 

Entre as produções nacionais, o curador e fundador do festival, Amir Labaki, destaca dois documentários que narram a trajetória de estrelas da cultura brasileira: Ritas, que retrata a vida de Rita Lee, e Viva Marília, sobre a trajetória da atriz Marília Pereira. Viva Marília teve direção de Zeni Lituviana,

 

No documentário Ritas, o diretor Oswaldo Santana procura apresentar, por meio de entrevistas e depoimentos, as várias facetas da cantora, falecida em 2023. “O processo de feitura desse filme se iniciou em 2018 com uma longa e exclusiva entrevista”, afirmou.

 

Este ano, o festival homenageia a obra de Vladimir Carvalho (1935-2024), um dos cineastas mais marcantes na história do documentário brasileiro. O país de São Saruê e outros oito longas-metragens do diretor serão exibidos na programação. Vladimir atuou como documentarista por mais de 50 anos.

 

Os quatro filmes vencedores dos prêmios dos júris oficiais do festival serão automaticamente classificados para apreciação à disputa do Oscar 2026 nas categorias de Longas/Média-Metragens e de Curtas-Metragens.

 

Com entrada gratuita, o público do evento também poderá participar de conferências, debates e sessões em streaming.

 

A programação completa está disponível na página do festival É tudo verdade. 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais