Em Manaus, 3ª Edição do Festival Afro-ameríndio acontece neste sábado (14)

O evento tem entrada gratuita e traz diversas apresentações musicais, entre elas, a DJ paraense Jamilão Perturbação. Foto: Divulgação
Compartilhe

Em uma cidade onde a presença negra é, muitas vezes, negada e a indígena é invisibilizada, o Festival Afro-ameríndio surge como uma reafirmação da importância da ancestralidade dos povos originários e dos descendentes de escravizados. Este ano, o evento tem como proposta “Do Norte para o Norte”, buscando dar visibilidade às manifestações culturais dos povos tradicionais do Amazonas.

A 3ª edição do Festival, que é organizado pelo Coletivo Ponta de Lança, acontece neste sábado (14), a partir das 19h, no Espaço Cultural Sereia Mística, com acesso gratuito. O evento, que neste ano traz como atração principal a DJ Jamilão Perturbação, artista paraense que vem integrar a programação cultural, conta ainda com os DJs Marcos Tubarão, Ramon Oliveira, JOTA P, LF e Balaclavu.

Para a co-fundadora do Coletivo Ponta de Lança, Raquel Cardoso, o Festival Afro-ameríndio traz um olhar atento à preservação de saberes ancestrais, além de promover o acesso à cultura e o combate à intolerância religiosa e ao racismo, convidando o público a refletir sobre as raízes profundas da população amazônica.

“O Festival Afro-ameríndio é integralmente idealizado e gerido por jovens mulheres negras de bairros periféricos de Manaus que integram o Coletivo Ponta de Lança. E, para a gente, é uma satisfação muito grande poder realizar esta edição do projeto, que seguirá possibilitando experiências de reconexão à uma ancestralidade negra e indígena amazônica a partir da cultura”, explica Raquel Cardoso, co-fundadora do Coletivo Ponta de Lança.

Outras edições

A 1ª edição do evento aconteceu em 2021, no Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, no bairro Zumbi dos Palmares, Zona Leste de Manaus. Sob a benção de Mãe Nonata (In Memória) e o acolhimento de Mãe Maria de Jacaúna, o evento vem se consolidando como uma expressão potente de resistência cultural e espiritual, onde o público tem a oportunidade de vivenciar a diversidade de manifestações afro-ameríndias.

A 2ª edição do Festival aconteceu em 2022, no Largo São Sebastião e Centro Histórico de Manaus.

Vale ressaltar que o Festival Afro-ameríndio promove, ainda, a valorização de traços fenotípicos, idiomas, crenças, espiritualidades e saberes que, muitas vezes, foram subalternizados, o que o torna um instrumento de empoderamento, articulação e visibilidade, promovendo um resgate vital da memória coletiva de uma cidade marcada por sua diversidade.

Programação

A 3ª Edição do Festival Afro-ameríndio contará com uma série de DJs, produtores e artistas locais. Entre as atrações confirmadas, estão:

  • 19h: DJ Marcos Tubarão
    Marcos Tubarão, paranaense radicado em Manaus, é um dos pioneiros do movimento Hip Hop na cidade. Ativista cultural e produtor musical com mais de 30 anos de trajetória, ele promete agitar o público com sets enérgicos e cheios de história.

  • 20h: DJ Ramon Oliveira
    Com seu trabalho voltado para o resgate dos bailes de vinil, Ramon Oliveira é um dos principais nomes da cena manauara de música black, soul, rap e regionalismos. Suas apresentações são uma verdadeira viagem pelo passado e pela modernidade.

  • 21h: DJ JOTAP
    Nascido no Pará, JOTAP traz consigo um vasto repertório musical e um projeto de curadoria que mistura downtempo com altas energias, sem esquecer do tecnobrega, que é a sua principal linha de pesquisa musical.

  • 22h: DJ LF
    Fundador do coletivo Bruxos do Norte, LF promete um set vibrante e experimental, mesclando rap, trap, grime e brasilidades com muita pegada e inovação.

  • 23h: DJ Balaclavu
    Bruxona multimídia e produtora de conteúdo, Balaclavu é uma das vozes contemporâneas mais inovadoras da cena eletrônica amazônica. Sua performance promete desafiar as normas e criar experiências imersivas.

  • 00h: Atração Principal — DJ Jamilão Perturbação
    Diretamente do interior do Pará, DJ Jamilão Perturbação traz uma mistura explosiva de tecnobrega, carimbó, rock doido, funk e música eletrônica. Sua performance será a grande atração da noite, envolvendo os presentes em uma sequência sonora envolvente que só o Caribe Amazônico poderia oferecer.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais