Nesta quarta-feira (21 de agosto), as inscrições para os cursos voltados para as eleições e para o jornalismo ambiental, produzidos a partir da parceria entre a Abraji e o Brasil.IO, estarão abertas. A partir do formulário de inscrições, serão selecionados 60 jornalistas. Outras sessões serão abertas ao público em geral, visto que os cursos serão compostos por cinco sessões, que irão acontecer entre agosto e novembro de 2024.
Jornalistas que residem em regiões de diferentes biomas brasileiros como Cerrado, Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Zona Costeira, terão prioridade. Na seleção, uma comissão da Abraji vai considerar critérios de gênero, etnia, raça e região, além de jornalistas com alguma experiência mínima em jornalismo ambiental ou político. Os jornalistas escolhidos serão avisados por e-mail cinco dias antes das sessões fechadas. Em casos de desistências serão chamadas outras pessoas.
Os cursos tratarão sobre temas cruciais para a prática do jornalismo investigativo e ambiental, incluindo:
- Métodos para encontrar informações sobre candidatos nas eleições municipais de 2024.
- Informações relevantes sobre candidatos que podem ser cruzadas com diversas fontes de dados.
- Desenvolvimento de roteiros de investigações baseadas em evidências utilizando o CruzaGrafos e ferramentas abertas.
- Uso de bases de dados do Ibama e ICMBio relacionadas às eleições municipais.
- Técnicas para encontrar informações sobre mudanças climáticas em municípios brasileiros, incluindo emissões de gases de efeito estufa.
- Informações sobre o Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal.
Além disso, os participantes receberão material didático sobre investigações baseadas em evidências, facilitando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Reinaldo acrescenta, também, que os cursos terão como instrutora convidada a jornalista Thays Lavor, coordenadora de dados do InfoAmazonia e conselheira fiscal da Abraji, que vai falar sobre sua experiência no premiado website ambiental.
Cronograma o cronograma completo no site da Abraji