Estudantes ampliam seus conhecimentos sobre os insetos durante o Curso de Entomologia na Amazônia

A programação segue até sexta-feira (30). Foto: REprodução Inpa/MCTI
Compartilhe

Em um ambiente que combina aprendizado prático e teórico, o Programa de Pós-graduação em Entomologia (PPG-ENT) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza o V Curso de Entomologia na Amazônia (Ceam). A programação segue até sexta-feira (30) com palestras e oficinas nos campi I e II do Inpa e reúne participantes de diversas instituições de ensino superior do Brasil e países vizinhos.

Na mesa de abertura estiveram presentes o diretor do Inpa, professor Henrique Pereira, a presidente da comissão do curso, pesquisadora Rosaly Ale-Rocha e o coordenador de capacitação e pós-graduação do Inpa, Edinaldo Nelson.

Pereira enfatiza a oportunidade única de reunir estudantes da área para compartilhar conhecimento e também atrair futuros estudantes para o Instituto. “O objetivo do curso é  atrair a atenção dos jovens no campo da entomologia e quem sabe aqui então também futuros estudantes que estão fazendo a ação do Inpa. Uma imersão com muitas atividades, certamente vai marcar a vida desses futuros entomólogos brasileiros”, pontua o diretor.

Rosaly Ale-Rocha, iniciou o evento com um histórico sobre edições anteriores do curso até a edição atual. Na oportunidade, a entomóloga apresentou o Programa de Pós-Graduação em Entomologia do Inpa (PPG-ENT), atualmente com nota 5, na avaliação quadrienal da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ale-Rocha diz que existem cerca de 5 milhões de espécies de insetos no mundo e 10% estão na Amazônia, por isso é essencial este curso ser realizado pelo Inpa. “O Curso de Entomologia na Amazônia é um curso voltado para estudantes graduandos e recém-graduados em  Ciências Biológicas e áreas afins. E tem como objetivo fornecer a informação básica sobre entomologia para aqueles alunos interessados nos insetos e artrópodes em geral. Então, é de extrema importância ser realizado aqui no centro da Amazônia, que é uma área de grande diversidade de insetos”, ressalta.

O estudante de Ciências Biológicas, André Matheus, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) veio de São Luís, no Maranhão para participar do curso e afirma estar feliz em conhecer o Inpa e a biodiversidade do Amazonas. “Estou muito feliz, por conhecer o estado e a biodiversidade daqui, que é um lugar fantástico, para a gente da entomologia, a Amazônia é uma referência na área. Além disso, eu realmente, estou pensando em uma pós-graduação, conhecer a cidade, fora as linhas de pesquisas e onde isso pode me levar”, afirmou.

Durante a semana as atividades continuam e os participantes terão a oportunidade de aprender mais em palestras sobre vários assuntos como entomologia forense, comunicação química dos insetos, além de minicursos e visitas nas coleções de invertebrados do Inpa.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais