Evento incentiva a participação de meninas na ciência

Programação acontece de 14 a 18 de outubro em Manaus, Tabatinga e Presidente Figueiredo. Foto: Júlio Pedrosa (ILMD/Fiocruz Amazônia)
Compartilhe

Incentivar meninas estudantes de escolas públicas a explorarem diferentes tipos de carreira na área da ciência, a exemplo de experiências de pesquisadoras da região, é o objetivo do evento “Fiocruz Amazônia: três décadas de história reveladas através das experiências e contribuições inspiradoras das mulheres na ciência”.

 

O evento é fomentada via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas (POP CT&I), niciou hoje (14/10) e segue até esta sexta-feira (18/10), em Manaus, Tabatinga e Presidente Figueiredo (distantes a 1.108 e 117 quilômetros da capital, respectivamente), sob a coordenação da doutora em Genética e Biologia Molecular e atual diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Stefanie Costa Pinto Lopes.

 

“Nosso projeto visa através de diferentes abordagens apresentar a trajetória de cientistas mulheres de nossa instituição a partir de vídeos, rodas de conversa e jogos lúdicos”, explicou a coordenadora.

 

A meta é também fortalecer a agenda da 21ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (SNCT) que, em 2024, tem como tema: “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. E o foco da programação do evento está nas trajetórias de pesquisadoras da Fiocruz Amazônia, que desenvolveram projetos centrados nas populações e particularidades da região.

 

Dentre as atividades, estão a exibição de vídeos documentários sobre mulheres em papel de protagonismo nos 30 anos do Instituto. Os episódios serão exibidos durante a SNCT/Fiocruz Amazônia e nas plataformas online.

 

A segunda atividade diz respeito ao Programa de Mentoria, que pretende conectar jovens mulheres ao universo científico. Os assuntos em discussão incluem escolhas de carreira, os desafios e oportunidades na área, e o desenvolvimento de habilidades.

 

A expectativa é que essa troca de conhecimentos sirva de inspiração para as estudantes de iniciação científica, de graduação e de pós-graduação.

 

Programação

 

De 14 a 16 de outubro, serão realizadas rodas de conversa, apresentação de vídeos sobre a trajetória das mulheres na Ciência e oficinas de extração de DNA e de tipagem sanguínea, no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), em Tabatinga. Projetos coordenados por pesquisadoras da instituição também estão entre os destaques, como pesquisas de Saúde Indígena e Qualidade da Água.

 

No dia 17 de outubro, na Escola Estadual de Tempo Integral Presidente Figueiredo, em Presidente Figueiredo, além das rodas de conversa, da apresentação de vídeos e de uma mostra científica de lâminas, os alunos terão acesso ao jogo educativo “Heliana, a menina que virou cientista” e a uma atividade lúdica ligada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

E nos dias 17 e 18 de outubro, uma série de atividades serão realizadas no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Manauara Shopping, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul. Dentre elas uma mostra científica sobre a metamorfose dos insetos, exposição de trabalhos do ILMD/Fiocruz Amazônia em tecnologias sociais e uma visita guiada ao Buritizal do espaço, que será apresentada pela equipe a um grupo de estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Santa Rosa II, localizada no bairro Tarumã, zona oeste da cidade.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais