A Casa das Artes abriu suas portas, na segunda-feira (30/12), para receber a exposição “Olho Mágico”, um projeto pioneiro que une arte e educação. A mostra, que faz parte das comemorações pelos 128 anos do Teatro Amazonas, comemorados nesta terça-feira (31/12), apresenta obras de estudantes que participaram de um projeto-piloto entre os meses de outubro e dezembro, com imersões e oficinas realizadas no espaço do teatro e aulas no Palacete Provincial.
A exposição, que ficará até o dia 2 de fevereiro, está aberta nesta terça-feira (31/12), no Réveillon do Largo, das 15h às 19h, e nos demais dias, de quarta a domingo, das 15h às 20h. O público terá a oportunidade de conferir o talento dos jovens artistas, ao mesmo tempo em que explora a conexão entre a arte e o maior símbolo cultural do Amazonas.
Patrimônio da Humanidade
De acordo com a diretora do Teatro Amazonas, Elizabeth Cantanhede, a exposição também marca um passo importante na preparação para o reconhecimento do teatro como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. “Essa exposição celebra os 128 anos do Teatro Amazonas e é parte de um processo maior, que busca o reconhecimento dos teatros da Amazônia, como o Teatro Amazonas e o Teatro da Paz, como patrimônios da humanidade”, explicou a diretora.
“Esse processo exige etapas importantes, e a principal delas é que a população se aproprie do teatro, vendo-o como um espaço seu, como sua casa, onde pode assistir a espetáculos, conhecer sua história e celebrar momentos marcantes”, pontuou.
A visão do idealizador
O idealizador do projeto, Jorge Kennedy, destacou que o “Olho Mágico” nasceu da observação do desejo da comunidade em se conectar com o Teatro Amazonas. “Percebi a curiosidade enorme das pessoas em conhecer o teatro de perto, mas muitas não tinham a oportunidade de entrar ou vivenciar o espaço”, destacou. “Decidimos começar pelas escolas, para que os alunos tivessem uma relação mais imersiva com o teatro. A ideia é ampliar o projeto para que mais escolas e estudantes participem no futuro”, afirmou.
A exposição “Olho Mágico” é uma oportunidade imperdível para quem deseja explorar o talento dos jovens artistas e compreender a importância cultural e histórica do Teatro Amazonas. A mostra pode ser visitada na Casa das Artes até o dia 2 de fevereiro, de quarta a domingo, das 15h às 20h.