A Amazonas Energia e o Operador Nacional do Sistema Elétrico ONS estão analisando as causas que provocaram um apagão de energia que atingiu Manaus e diversas cidades da Região Metropolitana, incluindo Parintins, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru.
Na noite dessa quarta-feira (2), um blecaute no fornecimento de energia atingiu o estado do Amazonas. A interrupção ocorreu por volta das 22h08, sendo causada pelo desligamento da linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Oriximiná, que faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN).
De acordo com a concessionária Amazonas Energia, às 22h54, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) autorizou o restabelecimento gradual da carga, permitindo que a distribuição de energia fosse retomada aos poucos. No entanto, às 23h50, ainda havia bairros da capital sem eletricidade. A normalização completa só ocorreu na madrugada, com metade do sistema reativado até 0h30.
Esse foi o terceiro blecaute registrado em Manaus e nos municípios próximos em menos de um mês.
No dia 27 de março, uma falha na linha de transmissão de 230 kV Lechuga-Manaus também causou uma grande interrupção no fornecimento. Já em 7 de março, o desligamento da linha de 500 kV Jurupari-Silves resultou em um apagão generalizado, afetando tanto a capital quanto o interior.
A frequência desses problemas tem gerado preocupação entre moradores que cobram ações concretas para garantir um fornecimento de energia mais estável.