Galeria do Largo inaugura ‘Mostra de Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas’

A mostra inicia exibindo duas exposições: “9 Encontros”, de Silvana Macêdo, e “Paisagem em Retrospectiva 2024”, por Adriana Ramalho, além de uma roda de conversa. FOTOS: David Martins / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Compartilhe

O Centro de Artes Visuais Galeria do Largo apresenta na sexta-feira (09/08), a partir das 18h30, a abertura do “Amazonas Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas”, que é composto por uma Mostra de Artes e um Seminário.

O evento busca reunir artistas, curadores, estudantes, produtores, galeristas, agentes da cultura e público em geral, para estimular diálogos e interações relativas ao conhecimento nas Artes Visuais. Entrada gratuita.

Inicialmente, a mostra conta com a estreia de duas exposições: “Paisagem em Retrospectiva 2024”, por Adriana Ramalho, com curadoria de Virna Lisi. E a exposição “9 encontros”, de Silvana Macêdo, com curadoria de Juliana Crispe, além de uma roda de conversa com a temática “Arte, Biologia e Saberes Ribeirinhos”. As exposições ficarão em exibição na Galeria do Largo até 1º de dezembro de 2024.

De acordo com Cristóvão Coutinho, curador e gestor do Espaço Cultural Galeria do Largo, atualmente, as Artes Visuais transitam por diversos espaços e também linguagens. Desse modo, eles estão buscando trazer a natureza não só como uma natureza artística, mas também como uma natureza territorial.

“Hoje existem várias Amazônias no nosso território. E essa reunião de artistas, curadores, estudantes, produtores realmente acontece para que possamos alinhar a nossa produção e o nosso pensamento artístico com o sistema de artes tanto nacional quanto internacional”, destaca Coutinho.

FOTOS: David Martins / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

‘Paisagem em Retrospectiva 2024’

A exposição de Adriana Ramalho busca provocar reflexões profundas sobre como percebemos e representamos a paisagem. A exposição desafia o público a considerar questões visuais, espaciais e ecológicas através de uma diversidade de mídias e perspectivas, refletindo a complexa relação entre a floresta Amazônica e o crescimento urbano nas grandes cidades.

A artista Adriana Ramalho comenta que a exposição é inédita em Manaus e reúne, pela primeira vez, uma seleção de trabalhos produzidos e exibidos entre 2006 e 2024, promovendo uma visão abrangente da evolução da prática artística de Adriana ao longo dos anos. Ela fala sobre sua inspiração artística ao criar uma experiência visual para o público.

“A exposição apresenta uma curadoria de obras que refletem a evolução da minha pesquisa artística, explorando tanto paisagens urbanas quanto naturais. Através da combinação de formas e cores, a exposição cria uma experiência visual que alterna entre proximidade e distanciamento, recriando paisagens complexas e imaginárias”, explica a artista.

As obras variam entre pinturas, desenhos, gravuras e videoarte revelando um olhar único e enigmático sobre o mundo natural. Através de técnicas mistas e uma abordagem que transita entre o concreto e o abstrato, a artista transforma sementes, folhas, células, asas de libélulas e organismos em composições sobrepostas surpreendentes, formando uma narrativa que desafia os sentidos e encanta o público.

‘9 Encontros’

A exposição da artista Silvana Macêdo, reúne 40 obras que fazem parte de uma série de trabalhos realizados durante a pesquisa de pós-doutorado da artista, intitulada “Reflorestar a Si”, desenvolvida em 2023, no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Segundo a artista os trabalhos da exposição se desdobraram a partir de encontros com nove árvores medicinais amazônicas: Breuzinho, Samaúma, Apuí, Castanheira, Pau D’Arco, Imburana de Cheiro, Mulateiro, Massaranduba e Carapanaúba.

“A exposição aborda a conscientização da importância medicinal, ambiental e espiritual para a humanidade além de ter valor em si com a cultura amazônica”, disse Silvana, além de mencionar que a exposição poderá ser visitada gratuitamente até 1º de dezembro de 2024.

A Mostra de Artes “Amazonas Diverso” começa nesta sexta-feira (09/08) e segue até outubro, será constituída de sete exposições, com uma coletiva, seis individuais e três manifestações artísticas, performances e objetos, na Galeria do Largo, incluindo ainda o projeto “Largo de Imagens/Vídeos”, no Largo de São Sebastião.

Seminário

O “Seminário de Artes Visuais – Diversas Naturezas” é organizado pelo Centro de Artes Visuais – Galeria do Largo, em parceria com a Central de Arte e Educação e terá a participação de nove palestrantes, cinco nacionais e quatro locais, no auditório do Palacete Provincial, nos dias 10 e 11 de outubro de 2024 (quinta-feira e sexta-feira), pela manhã, de 09h às 12h, e à tarde, de 14h às 18h, com encerramento no dia 11/10/2024, às 19h30h, com direito a atração musical.

Um encontro em Manaus, no Norte do Brasil, entre autores na produção de artes visuais proporciona conhecimentos e possibilita interações presenciais, com o indicativo de estreitamento e conhecimentos de vozes e narrativas diversas das Amazônias no mundo.

Objetivo

O evento que teve sua estreia em 2022 com a temática “Vidas Coletivas”, traz, neste ano, o tema “Diversas Naturezas”. Trata-se de um evento contínuo que tem como principal objetivo a troca de saberes e afetividades no campo amplo das artes, comprometendo o fazer diverso do conhecimento artístico.

Este encontro fortalece os agentes da cidade, do Estado e da região amazônica com interesses em discursos e práticas no processo de reflexão na produção de arte, ativando discursos e propostas sobre este território e o seu ambiente de complexidade histórica.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais