Lendários tucanos do Alto Rio Negro no teatro: espetáculo “A Maravilhosa História do Sapo Tarô Bequê” entra em circulação por São Paulo

A obra teatral, escrita por Márcio Souza, integra a programação da XIV edição do Circuito de Teatro em Português. Foto: Divulgação
Compartilhe

O espetáculo “A Maravilhosa História do Sapo Tarô Bequê”, escrito pelo dramaturgo Márcio Souza, será apresentado pela Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas – Arte e Fato na XIV edição do Circuito de Teatro em Português, em diversos teatros do estado de São Paulo. A circulação da companhia amazonense acontece nos dias 16 de novembro, às 16h, no Teatro Arthur Azevedo, situado no bairro da Mooca; no dia 17 de novembro, às 15h,  no Centro Cultural Olido, situado no Centro da capital paulista; e no dia 20 de novembro, às 15h, no Teatro Flávio Império, localizado no bairro da Penha.

O espetáculo, que presta homenagem ao povo Tucano, do Alto Rio Negro, incita reflexões sobre a humanidade, toca nos perigos da fragmentação e da perda da identidade étnica regional, revela imagens já experimentadas pelo teatro e a mitologia, além de ressignificar as relações dos personagens ofertando uma história emocionante. A obra possui apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

A cenografia do espetáculo apresenta desenhos rupestres das civilizações que vieram antes da conquista do “fogo”, com aspectos antropomórficos e rústicos, o que dá vazão à ritualística da dramaturgia. Nas cenas, também são utilizadas danças antigas e pós-modernas, ritos indígenas, e tambem é feita uma viagem por expedições antropológicas. Grafismos, linhas geométricas, coloridas com palhetas de tons marrons à terra compõem o figurino e acessórios, confeccionados por artistas indígenas.

Foto: Divulgação

Lendário amazônico

De acordo com o diretor do espetáculo Douglas Rodrigues, “A Maravilhosa História do Sapo Tarô Bequê” é um conto e uma oralidade do povo Tucano do Alto Rio Negro. “É uma espécie de lendário amazônico transformado em dramaturgia, que hoje é uma peça de teatro, considerada uma das peças mais importantes da dramaturgia amazonense. A gente contrapõe a um fardo histórico, geográfico, e de dificuldade de dialogar com outras regiões. Então, nesse aspecto, é muito importante a gente estar nesses eixos tão importantes para a cultura do Brasil”, celebra ele.

Segundo Rodrigues, a população não pode esquecer temas tão importantes para a atualidade, como a demarcação de terras dos povos indígenas e a luta do movimento negro. “Essas relações estão muito ligadas a esse evento. É a segunda vez que a gente participa com o espetáculo. Eles têm esse olhar sobre a nossa produção, de que não basta termos só espetáculos que têm a visão do branco sobre a cultura, mas a visão do indígena, a visão do Norte nesse coletivo de muitos espetáculos que vão compor esse evento”, completa ele.

Conforme Douglas, na região Norte ainda existem questões relacionadas às barreiras geográficas, históricas e as dificuldades de acesso à região, o que torna a circulação ainda mais importante. “É um festival extremamente importante porque ele, acima de tudo, fala de temas muito atuais. E reúne inúmeras companhias, inúmeros fazedores tanto do Brasil, como da África, como de Portugal, que falam a língua portuguesa. A língua portuguesa é o que une essa programação”, explica ele.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais