O perigo que ronda o uso das linhas de pipa com o cerol pode atingir qualquer pessoa. Um exemplo é o empresário Hebert Sampaio, que pilotou motos durante 20 anos. Há cerca de 15 anos, ele sofreu um acidente com linhas de pipa enquanto trabalhava na cidade do Rio de Janeiro como analista de telecomunicações. Hebert o descreve como o mais grave que sofreu na vida.
“Pegou no meu capacete. Pegou primeiro na viseira. A viseira é bem resistente, capacete bom. Cortou essa aba de acrílico como se fosse manteiga e desceu. E por sorte a linha não desceu para o meu pescoço. Desceu e prendeu num respirador que tinha no capacete. E aí ficou presa ali. Até eu frear e conseguir parar a moto, a linha foi esticando. E aí ela pegou no meu ombro.”
As linhas cortantes já são proibidas por lei em diversos estados brasileiros. No Rio de Janeiro, desde 1993 o uso de cerol é vetado em todo o estado. Além disso, foi estabelecido multas em caso de acidente com as linhas. Desde que descobriu a primeira gravidez da esposa, Hebert Sampaio vendeu suas duas motos justamente pelo risco. Ele avalia que sua vida foi salva pelo uso dos aparatos de segurança.
“O corte foi bem profundo, eu tenho a cicatriz até hoje. Por sorte mesmo não desceu e pegou no meu pescoço. Porque da maneira como cortou essa aba de acrílico da viseira, que era super forte, e da forma como ela cortou a jaqueta, que era uma jaqueta própria para moto, como cortou a blusa que estava por baixo e como cortou o meu ombro, se tivesse pego no pescoço eu certamente não estaria aqui contando essa história.”
Mas nem todos têm a mesma sorte. Por ano, cerca de 10 pessoas morrem no Brasil devido a acidentes envolvendo o uso de linhas com cerol, segundo o Brazilian Kite Club. Pode parecer pouco, mas a Associação Brasileira de Motociclistas estima que as linhas com cerol provocam mais de 500 acidentes por ano. Mais da metade deles com sequelas, como mutilações e cicatrizes.
O período de maior risco são as férias escolares. Para prevenir acidentes com linhas de cerol em motoqueiros, é recomendado o uso da anteninha nas motos. Em casos de ferimentos, a orientação é cobrir a região com um pano, fazer uma leve pressão e chamar o SAMU ou o Corpo de Bombeiros.