O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Manaus, na noite desta segunda-feira (9), para tratar sobre o enfrentamento à seca extrema que atinge a região.
Ao lado do presidente, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anuncia medidas fundamentais para o combate à seca na Amazônia. Entre as medidas previstas está a assinatura para contratação de serviços na ordem de R$ 500 milhões para execução de dragagem no canal de navegação dos rios Amazonas, de Manaus a Itacoatiara e do Rio Solimões, de Coari a Codajás, Tabatinga a Benjamin Constant e Benjamin Constant a São Paulo de Olivença.
As medidas serão anunciadas durante evento que realizado às 16h30 (horário local) na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), na capital do Amazonas. A cerimônia é parte de uma ação realizada pelo Governo Federal para enfrentamento a uma das piores estiagem enfrentada na região Norte do país.
Além do ministro Silvio Costa Filho, a comitiva do Governo Federal reúne líderes da pasta da Saúde, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Integração e do Desenvolvimento Regional, Defesa, Secretaria de Comunicação da Presidência da República, demais representantes da União e parlamentares do estado.