Manaus sedia Seminário Internacional G20 sobre Amazônia e Florestas Tropicais

Evento será nos dias 17 e 18 de setembro no Inpa. Foto: Victor Mamede - Ascom/Inpa
Compartilhe

Aconteceu em Manaus, nos dias 17 e 18 de setembro, o Seminário Internacional G20 sobre Amazônia e Florestas Tropicais. O evento de grande relevância global reuniu especialistas, cientistas e representantes de organizações internacionais para discutir questões cruciais sobre a preservação ambiental, inovação científica e cooperação internacional voltadas às florestas tropicais.

 

Organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Unesco, Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). O evevento foi uma entrega do Grupo de Trabalho de Pesquisa e Inovação do G20.

 

As discussões aconteceram no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e integraram as iniciativas do G20 voltadas para a sustentabilidade, a ciência e a inovação.

 

Abertura com lideranças nacionais e internacionais

 

A abertura do seminário teve a presença de autoridades nacionais e internacionais ligadas à ciência e inovação. Entre os nomes estão Henrique Pereira, diretor do INPA; Osvaldo Moraes, do MCTI; e Ima Vieira, do Museu Emílio Goeldi e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A eles se juntam Ezra Clark, da Unesco, e Vanessa Grazziotin, da OTCA, reforçando a importância do evento para as discussões sobre o futuro da Amazônia.

 

 

Programação e temáticas

 

Com seis painéis ao longo dos dois dias, o seminário abordou temas como mudanças climáticas, descarbonização, inclusão social e inovação tecnológica. O primeiro dia foi marcado pelo painel sobre descarbonização e mudanças climáticas, coordenado por Amy Duchelle, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Especialistas de instituições renomadas, como o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e o próprio INPA, discutiram estratégias de combate ao desmatamento e soluções para mitigar as mudanças climáticas.

 

Outro destaque foi o painel sobre conhecimento tradicional e inclusão social na ciência, conduzido pela professora Marilene Correa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A discussão envolveu representantes de comunidades indígenas e acadêmicos para explorar como a ciência pode se beneficiar da integração de saberes tradicionais.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais