Médica alerta para risco do câncer de ovário e fala sobre cuidados

Sete mil casos da doença devem ser diagnosticados no país em 2025. Foto: © Frame/TV Brasil
Compartilhe

O Instituto Nacional do Câncer, o Inca, estima que, em 2025, cerca de sete mil novos casos de câncer de ovário devam ser diagnosticados no Brasil, um cálculo que está em pauta nos últimos dois anos. O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum entre as mulheres brasileiras, ficando atrás apenas do câncer do colo do útero.

 

Para a médica ginecologista Andreisa Bilhar, o exame ginecológico de rotina é de extrema importância para a detecção do câncer de ovário, uma vez que, pela ausência de sintomas iniciais, ele é despercebido por grande parte das mulheres.

 

“É um câncer ginecológico que, inicialmente, não traz sintomas. Quando aparecem os sintomas, costumam ser em casos que já está um pouco mais avançado, com aumento do volume abdominal, sintomas inespecíficos como má digestão. Mas o importante aqui é salientar o cuidado que a mulher deve ter com a saúde ginecológica. E lembrar também que a maioria dos cistos ovarianos são cistos benignos”, explica a médica.

 

Há fatores de risco para o câncer de ovário, mas há também medidas que podem prevenir a doença, alerta a ginecologista:

 

“Quanto maior a idade, maior o risco de desenvolver o câncer de ovário. Por exemplo, mulheres que menstruaram muito novas, antes de 12 anos; mulheres que pararam a menopausa mais tardiamente, após os 52 anos de idade; história familiar de câncer de ovário, de câncer colorretal ou mama, podem estar relacionados ao aumento de risco. Manter um hábito de vida saudável, parar o sedentarismo, iniciar uma atividade física, ter um controle do peso, não ter um excesso de gordura corporal, ter esse cuidado com a nutrição. E a detecção precoce existe mais através desse cuidado na saúde ginecológica”.

 

É recomendado que as mulheres visitem o ginecologista anualmente para exames de rotina e detecção precoce de alterações.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais