Operação no rio Solimões revela esquema de pesca predatória

No total, 1,98 toneladas de pescado e 648 kg de filés de piracatinga foram apreendidos. Foto: Reprodução IBAMA AM
Compartilhe

Operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) expôs o comércio ilegal de pescado na Amazônia, especialmente relacionado à captura e venda de piracatinga (Calophysus macropterus).

 

Denominada Operação Mota, a ação foi realizada no último 14 de outubro, em Manacapuru (AM), no rio Solimões, com a colaboração da Polícia Federal (PF) e da Força Nacional (FN), para coibir a pesca de bagres, que ameaça a biodiversidade e expõe consumidores a riscos à saúde.

No total, 1,98 toneladas de pescado e 648 kg de filés de piracatinga foram apreendidos. Os responsáveis pela carga irregular foram autuados e multados. Durante a Operação, constatou-se, também, a falta de condições sanitárias dos locais de armazenamento de peixes nas embarcações clandestinas, o que pode trazer prejuízos à saúde dos consumidores desse pescado.

 

Pesca ilegal e consumidor enganado

 

Os filés de piracatinga são vendidos para o mercado interno disfarçados como outras espécies de bagres amazônicos, sob o nome genérico de filé de douradinha. Sendo assim, os consumidores sequer sabem que estão consumindo uma espécie cuja captura é proibida, com altos teores de mercúrio e armazenada em condições insalubres.

 

Outro foco importante foi a verificação de denúncias de comércio ilegal de carne de peixes-boi, abatidos durante a seca extrema na região de Coari.

A caça de peixe-boi é proibida desde 1967, pela lei de Proteção à Fauna. Mesmo assim, devido ao baixo nível dos rios, esse mamífero das águas virou alvo fácil de pescadores. Sua carne estaria sendo processada clandestinamente e comercializada em flutuantes e em pequenas embarcações que operam como mercados informais na beira dos rios amazônicos.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais