País registra recorde de movimentação internacional de pessoas em 2024

Movimentos de entrada e saída do Brasil passaram de 31,4 milhões. Foto: © Rovena Rosa/Agência Brasil
Compartilhe

O Brasil registrou recorde histórico de movimentação internacional de pessoas no ano passado. É o que mostra levantamento da Polícia Federal (PF), que registrou mais de 31,4 milhões de movimentos de entrada e saída do país feitos por brasileiros ou estrangeiros. São considerados viajantes que vieram para ficar, quem veio e já retornou e quem saiu para passeio ou para morar fora.

 

A PF faz esse controle migratório em todas as fronteiras terrestres, marítimas e aéreas. O número é o maior já registrado desde que a corporação passou a medir essa movimentação de pessoas por meio do chamado STI, Sistema de Tráfego Internacional.

 

São vários os motivos: trabalho, turismo, saúde, negócios ou estudo. Dessas mais de 31 milhões de movimentações, pouco mais de 54% é de brasileiros, enquanto os estrangeiros foram quase 46%. Desses, a maioria foi de argentinos e chilenos, seguidos por norte-americanos, uruguaios, paraguaios, franceses e portugueses.

 

A via aérea foi principal forma de movimentação, representando mais de 80%. A principal entrada foi o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, seguido do Galeão, no Rio de Janeiro.

 

A segunda movimentação mais frequente é a terrestre, com mais de 13%. O trânsito ocorre pelas nossas fronteiras com os países vizinhos, principalmente em Foz do Iguaçu, no Paraná – que faz fronteira com Paraguai e Argentina –, seguido de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul – divisa com Argentina.

 

Ao todo, 3,5% da movimentação internacional foi via marítima, com entrada e saída principalmente pelo terminal de Santos, seguido do Rio de Janeiro.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais