Palácio Rio Negro e Biblioteca Pública tem programação neste fim de semana

Para as atividades da Biblioteca Pública não é necessário realizar inscrição.. Fotos :– Antônio Pereira / Semcom
Compartilhe

O agendão cultural deste fim de semana (17 a 19/01) tem programação com filmes, apresentações artísticas, Festival de Férias 2025, exposições, além da tradicional festa em homenagem a São Sebastião, em Parintins.

 

Entre as atrações estão a exibição de filmes no Teatro Gebes Medeiros, apresentações artísticas no Palácio Rio Negro e na Biblioteca Pública durante o Festival de Férias 2025, e um compilado de exposições em cartaz tanto na Galeria do Largo quanto na Casa das Artes. Em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), acontece a tradicional festa em homenagem a São Sebastião, com o objetivo de fortalecer a cultura afro-brasileira.

 

Mostra de Filmes

 

O Cineclube de Arte apresenta nesta sexta-feira (17/01), a “Mostra Amasonic Productions de Cinema”, das 18h30 às 21h, no Teatro Gebes Medeiros, situado na avenida Eduardo Ribeiro, 937, centro, antigo Ideal Clube. Serão exibidos os filmes “A Dor Fantasma” e “Pequei, Senhor”, produzidos por André Diniz e Uriel Vasconcelos. A classificação etária para ambos os filmes é de 16 anos. A entrada é gratuita.

 

Festival de Férias

 

O Festival de Férias, que tem se mostrado um grande sucesso entre a criançada e seus familiares, chega até o Centro Cultural Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, 1546, Centro de Manaus, nesta sexta-feira e no sábado (17 e 18/01), das 14h às 17h. Na sexta, o público desfrutará de visitas guiadas, oficinas com grupos de dança no jardim e muitas atividades recreativas.

 

No sábado, o destaque fica por conta da apresentação artística, intitulada “Na Busca da sua Dança”, pelo grupo de dança Artigo 5 Companhia de Dança, que vai apresentar a linguagem das danças urbanas, voltada para as crianças. Além disso, o espaço contará com visitas guiadas e atividades recreativas com o grupo da Tia Dina.

 

Também no sábado (18/01), às 10h, é a vez da Biblioteca Pública do Amazonas, na rua Barroso, nº 57, Centro, receber a programação do festival, onde haverá visitas guiadas pela biblioteca e posteriormente uma sessão de contação de histórias e mediação de leitura com o grupo “Rodas de Leitura Manauaras”. Para as atividades da Biblioteca Pública não é necessário realizar inscrição.

 

No domingo (19/01), acontece a tradicional festa em homenagem a São Sebastião, trata-se do projeto “Um Canto à Oxóssi”, festa no terreiro de São Sebastião, na Rua Pecuarista Osmar Farias, 331, Jacareacanga, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O projeto é realizado pela proponente Benedita Pinto dos Santos, com o objetivo de fortalecer a cultura afro-brasileira e garantir acessibilidade para pessoas com deficiência.

 

O evento é gratuito e contará com espaços para cadeirantes, intérpretes de libras e outros profissionais em acessibilidade. A programação inclui também a participação marcante do DJ Evandro Jr. e da Banda Xiado da Xinela, de Manaus.

 

Exposições em cartaz

 

A Casa das Artes, na rua José Clemente, ao lado do Teatro Amazonas, está promovendo a exposição do projeto “Olho Mágico – Um Novo Olhar Sobre o Teatro Amazonas”. O projeto tem curadoria de Cristóvão Coutinho, direção artística de Jorge Kennedy e as aulas ministradas por Fernando Júnior (pintura) e Jotta (desenho). A exposição seguirá no espaço cultural até 2 de fevereiro, com entrada gratuita, de quarta-feira a domingo, das 14h às 20h.

 

A Galeria do Largo, na Rua Costa Azevedo, Centro, segue em cartaz com a exposição “Kapêtawã pukêní: Huni Kuins Atravessando Mundos”, que integra a 13ª Mostra 3M de Arte, idealizada pela companhia Elo3. Além dessas obras, a galeria contempla as exposições: “Banho de Rio”, do artista Paulo Desana e “1 Clímax para 1 Bicho de Casco”, do artista visual Adroaldo Pereira. Ambas as mostras fazem parte do projeto “Amazonas Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas”. As exposições ficam abertas ao público, de quarta a domingo, das 15h às 20h, na Galeria do Largo, no Centro de Manaus.

 

O Centro Cultural Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro, continua exibindo a exposição “Amyipaguana, Ancestralidade Presente”, inaugurada em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.

 

E o Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na avenida Silves, 2.222, Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa), apresenta as exposições “Cultura em Movimento”, “Sonhos de uma Belle Époque”, com curadoria de Jander Reis, e “Espaço de Referência Cultural do Amazonas – Ercam”.

 

A programação completa pode ser encontrada no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais @culturadoam.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais