Paulistanos vítimas de tráfico humano na Tailândia retornam ao Brasil

Phelipe de Moura Ferreira e Luckas Viana dos Santos eram mantidos em cárcere privado no país da Ásia. FOTO: © Imagem de Arquivo/Agência Brasil
Compartilhe

Estão viajando de volta ao Brasil os dois paulistanos vítimas de tráfico humano em Mianmar. A previsão é de que eles cheguem ainda nesta quarta-feira (19), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

 

Phelipe de Moura Ferreira e Luckas Viana dos Santos eram mantidos em cárcere privado no país da Ásia, onde foram atraídos com promessas falsas de emprego. Só que, ao chegar lá, foram forçados a dar golpes virtuais em outros brasileiros e também em pessoas de outras nacionalidades. Caso contrário, eram punidos até com espancamentos e choques elétricos.

 

Depois de mantidos reféns por três meses, por uma máfia de golpes cibernéticos, os dois rapazes conseguiram fugir e foram interceptados por uma organização armada local, onde ficaram até serem transferidos para a Tailândia. Lá, procuraram a embaixada brasileira.

 

Luckas recebeu uma proposta para trabalhar em um cassino nas Filipinas, no início de 2024. Depois de alguns meses, o estabelecimento fechou. Sem dinheiro para voltar ao Brasil, o jovem procurou outras oportunidades pela região.

 

Pelo Telegram, ele recebeu um convite para trabalhar na área da tecnologia em Mae Sot, cidade tailandesa na fronteira com Mianmar. Mas era uma armadilha, e ele acabou sendo levado por mafiosos para Mianmar, onde foi escravizado.

 

Nessa terça-feira, na embaixada do Brasil na Tailândia, o jovem comentou o caso e faz um alerta.

 

Phelipe já tinha trabalhado em Laos, Dubai e Filipinas. Em agosto de 2023, voltou ao Brasil e recebeu uma proposta no Telegram para ganhar U$ 2.000 por mês trabalhando na Tailândia. Mas ao chegar, foi levado a Mianmar, país vizinho.

 

Depois de alguns dias, a vítima começou a mandar mensagens para a irmã pelo perfil falso que criaram para ele. Ele contou que estava trabalhando à força, por 16 horas por dia, e sendo punido quando não cumpria as metas.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais