Pedidos de indenização por assédio moral no trabalho aumentaram

Quase 460 mil novas ações foram abertas entre 2022 e 2024. Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhe

Quase 460 mil novas ações envolvendo pedidos de indenização por dano moral foram abertas por assédio moral no trabalho. O balanço da Justiça do Trabalho alcança todas as suas instâncias, entre 2020 e 2024. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

Chama a atenção o aumento de 28% no número de ações entre 2023 e o ano passado, passando de pouco mais de 91 mil processos para quase 117 mil.

 

Segundo o CNJ, o assédio moral é caracterizado por comportamentos e práticas que possam causar dano físico, psicológico, sexual ou financeiro a alguém.

 

Exemplos de possíveis atitudes assediadoras no ambiente de trabalho, incluem punições vexatórias ao trabalhador, não levar em conta problemas de saúde, além da imposição de condições e regras personalizadas, diferentes das que são cobradas de outros profissionais.

 

Juliana Borges, advogada trabalhista, explica como as denúncias podem ser feitas.

 

“Quando identificada a existência de assédio ou discriminação se faz imprescindível a realização de algumas etapas para a formalização da denúncia e a proteção da vítima. O primeiro passo que se sugere é verificar as políticas da empresa. Verificar se tem recursos disponíveis para a realização da denúncia, como por exemplo um canal de ouvidoria, ou envio de e-mail.”

 

A advogada acrescenta ainda outros meios que podem ser utilizados para ajudar a resolver a situação.

 

“Também pode conversar com o superior ou com a área de recursos humanos. Com pessoas com quem ela se sinta à vontade para expor o que está acontecendo. Caso ela não se sinta confortável em denunciar diretamente para a empresa, ela pode procurar apoio externo, por meio do sindicato ou de algum advogado trabalhista.”

 

De acordo com o Ministério da Previdência Social, em 2014, quase 213 mil pessoas foram afastadas do trabalho no Brasil em razão de quadros depressivos, transtornos de ansiedade, reações a estresse grave e outras questões relacionadas à saúde mental.

 

Dez anos depois, esse número mais que duplicou, passando para mais de 440 mil de afastamentos por transtornos mentais e comportamentais, um recorde da série histórica.

 

Para conscientizar sobre as práticas de assédio o Tribunal Superior do Trabalho e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho criaram cartilhas a respeito, como o Guia Prático para um Ambiente de Trabalho + Positivo.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais