PGR denuncia Bolsonaro e mais 33 por tentativa de golpe de Estado

Braga Netto, Mauro Cid e Augusto Heleno estão entre os denunciados. Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhe

O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco, denunciou, nesta terça-feira (18), o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.

 

A acusação também envolve outros militares, entre eles Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e vice na chapa com Bolsonaro; Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro; Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

 

A acusação da procuradoria está baseada no inquérito da Polícia Federal que indiciou, em novembro do ano passado, o ex-presidente no âmbito do chamado “Inquérito do Golpe”, cujas investigações concluíram pela existência de uma trama golpista para impedir o terceiro mandato do presidente Lula.

 

Na parte sobre Bolsonaro, o procurador-geral Paulo Gonet afirmou que o ex-presidente e o general Braga Netto exerceram papel de liderança para realização de uma “trama conspiratória armada e executada contra as instituições democráticas”.

 

A denúncia será julgada pela Primeira Turma do Supremo, colegiado composto pelo relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, Bolsonaro e os outros acusados viram réus e passam a responder a uma ação penal no STF.

 

A data do julgamento ainda não foi definida. Considerando os trâmites legais, o caso pode ser julgado ainda neste primeiro semestre de 2025.

 

 

>> Veja lista dos denunciados (por ordem alfabética):

1. Ailton Gonçalves Moraes Barros

2. Alexandre Rodrigues Ramagem

3. Almir Garnier Santos

4. Anderson Gustavo Torres

5. Angelo Martins Denicoli

6. Augusto Heleno Ribeiro Pereira

7. Bernardo Romão Correa Netto

8. Carlos Cesar Moretzsohn Rocha

9. Cleverson Ney Magalhães

10. Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira

11. Fabrício Moreira de Bastos

12. Filipe Garcia Martins Pereira

13. Fernando de Sousa Oliveira

14. Giancarlo Gomes Rodrigues

15. Guilherme Marques de Almeida

16. Hélio Ferreira Lima

17. Jair Messias Bolsonaro

18. Marcelo Araújo Bormevet

19. Marcelo Costa Câmara

20. Márcio Nunes de Resende Júnior

21. Mário Fernandes

22. Marília Ferreira de Alencar

23. Mauro César Barbosa Cid

24. Nilton Diniz Rodrigues

25. Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho

26. Paulo Sérgio Nogueira De Oliveira

27. Rafael Martins de Oliveira

28. Reginaldo Vieira de Abreu

29. Rodrigo Bezerra de Azevedo

30. Ronald Ferreira de Araújo Júnior

31. Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros

32. Silvinei Vasques

33. Walter Souza Braga Netto

34. Wladimir Matos Soares

 

 

Agência Brasil

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais