A Prefeitura de Manaus, informou que um estudo tarifário detalhado está em andamento para avaliar a evolução dos custos dos itens que compõem o transporte coletivo na cidade e, consequentemente, reajuste no preço da passagem. A previsão é que o valor seja alterado em fevereiro.
Entre os principais fatores analisados estão o impacto do reajuste no preço do diesel, pneus e lubrificantes, além dos custos relacionados ao reajuste salarial do pessoal, conforme acordos firmados na Justiça do Trabalho.
Manaus ocupava o 12º lugar do ranking, com a tarifa mais barata, de R$ 3,80, reajustado em 18,42% em maio de 2023.
Durante a entrega de novos ônibus na Avenida das Torres, nesta sexta-feira (3), o prefeito reeleito David Almeida anunciou o aumento no preço da tarifa de ônibus, previsto para entrar em vigor em 2025. O reajuste faz parte de uma série de mudanças no sistema de transporte coletivo da cidade, que buscam reduzir os subsídios pagos às empresas e equilibrar as finanças municipais.
Atualmente, a Prefeitura de Manaus subsidia mais de R$ 4 por passagem. Segundo David Almeida, a medida é necessária para acompanhar a realidade do transporte público em todo o Brasil.