A passagem da primeira frente fria do outono no Brasil está provocando temporais em São Paulo. E a previsão é de mais chuva no fim de semana.
O Instituto Nacional de Meteorologia, inclusive, emitiu alerta vermelho, de grande perigo, para chuvas intensas.
Os volumes previstos podem ultrapassar os 100 milímetros em 24 horas, e com rajadas de vento de até 100 km/h.
Além da capital paulista e região metropolitana, estão em atenção as regiões da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte.
E no sul do país, a frente fria vai derrubar as temperaturas em até 5 graus no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, entre esta sexta (4) e o sábado (5).
O norte do país está na rota dos temporais, que devem ter volumes significativos no Acre, Amazonas, Rondônia e Pará. Além desses, o Inmet emitiu alerta laranja, de Perigo, também para parte de Roraima e de Mato Grosso.
Uma das cidades paulistas mais castigadas pelas chuvas fortes nessa quinta-feira (3) foi Guarulhos, na região metropolitana, que recebeu 40 milímetros de acumulado. Ruas da cidade ficaram alagadas; e no centro, uma van escolar ficou retida na via. Com água até os joelhos, moradores ajudaram a retirar as crianças do veículo.
Entre as seis e sete horas da manhã desta sexta, o Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura de SP colocou as zonas Leste e Sudoeste da cidade em estado de atenção. Mas, a chuva intensa perdeu força no fim da madrugada.