Relatório do SGB alerta sobre cotas máximas que os rios Negro, Solimões e Amazonas devem alcançar neste ano

Rios Negro, Solimões e Amazonas podem provocar inundações. Foto: © Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhe

O Serviço Geológico do Brasil divulgou nesta quarta-feira (3), o relatório do 2º Alerta de Cheias da Bacia do Amazonas. Foram apresentadas as previsões das cotas máximas que os rios Negro, Solimões e Amazonas devem alcançar neste ano.

 

As áreas monitoradas abrangem os municípios de Manaus, Manacapuru, Itacoatiara e Parintins.

 

Para Manaus, o nível do rio Negro, que já ultrapassou a conta de inundação, que é de 27,5 metros, pode atingir aproximadamente 28 metros, com possibilidade de chegar ou ultrapassar os 29 metros, que é a cota de inundação severa.

 

Já em Manacapuru, o rio Solimões pode chegar a 19 metros, com probabilidade de ultrapassar a cota de inundação severa que é de 19,60 metros. Podendo, inclusive, em algum dia do mês de junho chegar a 20,16 metros.

 

Para Itacoatiara, a previsão inicial indica que o rio Amazonas, segundo o modelo utilizado, vai alcançar a cota de inundação, que é de 14 metros, com chances de 94% de chegar ao nível de inundação severa que é 14,20 metros.

 

Em Parintins, também banhada pelo mesmo rio, a previsão é que o nível chegue a 8,64 metros, com chances de atingir a cota de inundação, que é 8,43 metros; mas, com apenas 1% de possibilidade de chegar à cota de inundação severa, que é de 9,3 metros.

 

As previsões do Sistema de Alerta Hidrológico do Amazonas são apresentadas pelo Serviço Geológico do Brasil em três momento. A primeira, com antecedência de 75 dias para o pico da cheia; a segunda apresentada hoje, com 45 dias antes; e um último aviso, 15 dias antes da cheia. Elas servem como apoio para as equipes de prevenção, como a Defesa Civil.

 

No estado Amazonas, o alerta auxilia as equipes dos municípios de Manaus, Manacapuru, Itacoatiara e Parintins, onde vivem mais de 2,3 milhões de pessoas.

 

Segundo o governo do estado, até o momento, 36 mil famílias foram afetadas pela elevação dos rios. Aproximadamente, 144 mil pessoas impactadas diretamente.

 

De acordo com os decretos municipais, dos 62 municípios amazonenses, 13 estão em Situação de Emergência, 13 em Alerta e 36 em Atenção.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais