Carnaval de 2011: na cidade mineira de Bandeira do Sul, serpentinas metalizadas, em contato com a rede elétrica, causaram a morte de 16 pessoas.
Prévias do Carnaval de Salvador, em 2024: serpentinas metalizadas provocaram a queda no fornecimento de energia nas imediações do Circuito Barra-Ondina.
Para evitar acidentes como esses, alguns estados já decidiram proibir o uso dessas serpentinas no carnaval. Agora foi a vez da Bahia.
A Assembleia Legislativa da Bahia já promulgou a nova lei que impede a fabricação, a distribuição, a comercialização e a utilização das serpentinas metalizadas. Estão previstas penalidades para os estabelecimentos comerciais, trios elétricos e camarotes que descumprirem a lei. Eles ficam sujeitos a multas entre R$ 5 mil e R$ 100 mil. E a multa será aplicada em dobro, para cada nova ocorrência.
No caso de vendedores ambulantes, as serpentinas metalizadas serão apreendidas, além de outras sanções penais previstas em lei.
Se a infração for cometida por menores de idade, os pais serão responsabilizados.
A Defesa Civil de Salvador alerta que, apesar de parecer inofensivas, as serpentinas metalizadas são fortes condutores de energia e, se entrarem em contato com eletricidade – dos postes de rua, por exemplo – pode conduzir uma descarga elétrica fatal.