Taxa de alfabetizados entre 8 e 9 anos de idade foi de 49,3% em 2023

Dados do Inep mostram recuperação, mas abaixo do período pré-© Bruno Peres/Agência Brasilpandemia. Foto:
Compartilhe

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quinta-feira (3), os microdados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) referentes a 2023. As informações mostram uma recuperação da alfabetização de crianças no 2º ano do ensino fundamental, mas ainda abaixo do período pré-pandemia.

 

Na amostra nacional do Saeb, a taxa de alfabetizados entre 8 e 9 anos de idade foi de 49,3%, com uma margem de erro de 2,8 pontos percentuais. Em 2021, em plena pandemia de covid-19, com as escolas fechadas, esse número chegou a 36%. Já no Saeb de 2019, a taxa de crianças alfabetizadas nessa idade foi de 55%.

 

Para Manuel Palacios, presidente do Inep, o resultado serve para impulsionar a meta de alfabetização de todas crianças até 2030. O Inpe também divulgou os dados de pesquisas realizadas pelos estados, mas, como as margens de erro foram muito discrepante, o Instituto informou que não é possível fazer uma comparação entre os dados nacionais e os dos estados.

 

Palacios disse que a demora na divulgação das informações do Saeb de 2023 se justificou justamente pela análise dos dados e diferenças nas margens de erro.

 

A Bahia, por exemplo, registrou 40% de alfabetização no 2º ano, mas sua margem de erro foi de 21,5 pontos percentuais. Em comparação, Tocantins teve a menor margem de erro, de 4,5 pontos percentuais, e registrou apenas 24% de alfabetizados entre 8 e 9 anos.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais